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Consultoria de Marketing

10 razões para adotar uma estratégia digital

 Será que a sua empresa poderia melhorar a estratégia digital que segue? Será que você passa por alguma das situações abaixo? Confira!

1. A empresa não tem objetivos claros com as ações digitais

Conquistar mais clientes e vender mais são objetivos óbvios e vagos, é preciso ser mais específico, saber o que fazer para chegar a esse ponto. O segredo é entender o público para tomar as decisões, escolher canais, etc. Sem os objetivos (e o caminho traçado) certo, provavelmente a empresa estará colocando os recursos no lugar errado ou de forma insuficiente. E mais: fica difícil analisar se está dando certo.

2. Sua empresa não sabe exatamente sua participação no mercado online

Se não houve pesquisa de público investigando, a demanda dos clientes pela marca/produtos/segmento pode ser subestimada pelo departamento de marketing. Vale a pena investigar “onde o cliente está”. No digital, a dinâmica é diferente dos canais offline, com diferentes perfis de clientes, concorrentes e opções de canais, ações e linguagens. Uma investigação do comportamento do consumidor – o que ele busca, do que gosta, que canais costuma frequentar e como interage neles – é o que determina o sucesso ou fracasso das ações online.

3. Concorrentes e startups estão prontos para roubar uma fatia do seu bolo

Se a empresa não investe recursos no digital ou utiliza estratégias pouco definidas, abordagens tímidas, pode perder espaço de mercado para os concorrentes que estão prontos para pescar uma fatia de mercado justamente onde você não está. Digital não é mais tendência, é regra e não vai parar de crescer. Encontre a melhor estratégia de atuação para seus objetivos e orçamento.

4. Sua empresa não possui um posicionamento

A identidade da empresa na internet deve refletir todo o posicionamento da empresa, seja nas campanhas offline, na visão e missão, é o que diferencia, no mar de concorrência que existe em quase qualquer mercado atualmente, dos outros clientes. Esse posicionamento fica mais fácil de mostrar nos canais digitais, com identidade visual, postura, linguagem e presença digital.

5. A empresa não conhece bem os clientes

É comum ouvir que o no digital tudo é mensurável. Mas o Google Analytics e outros softwares são capazes de medir volumes, não sentimento, não relacionamento. Uma estratégia mais completa de monitoramento e ações digitais pode trazer resultados mais consistentes que apliquem melhor os recursos em operações futuras.

6. A empresa não tem uma estratégia digital integrada

É comum – e mais fácil, é preciso dizer – ter serviços digitais ligados a agências diferentes, pessoas diferentes, ou apenas pacotes individuais, como se fossem pedaços de estratégia. Mas é menos eficaz. Tudo funciona melhor integrado, se otimiza verba, cresce no posicionamento, adota estratégias em comum. O melhor é integrar online e offline. Se não numa agência, na pessoa que cuida do marketing na empresa.

7. Há pouco público no digital e não tenho orçamento

Esse é um conceito comum, mas só pode ser considerado verdade depois de pesquisa. Pode ser que a empresa acredite que não vale a pena investir no digital, quando na verdade, se tirasse um pouco da verba offline e investisse no digital – ou destinasse uma verba nova, retirada de uma economia de recursos em outro campo – poderia ter um retorno muito maior. Investigue e faça um teste antes de desperdiçar a chance de crescer o mercado.

8. A empresa pode estar desperdiçando recursos

 Mesmo com recursos suficientes, a falta de uma estratégia integrada e direcionada para o público pode desperdiçar verba, por exemplo, com ações parecidas, utilizando ferramentas com funções semelhantes, verbas mal direcionadas, etc. Reconsidere o planejamento sempre, ao mensurar os resultados, para otimizar ações.

9. Não há agilidade suficiente

O mundo digital é dinâmico e muda rápido, por isso é preciso estar sempre ligado. As maiores marcas digitais estão sempre testando novas abordagens online para ganhar mais público e manter o território que conquistaram.

10. Não há otimização

Pode ser que sua empresa tenha ferramentas de mensuração, como Google Analytics e outros, mas se não houver uma equipe ou um responsável para analisar o que isso significa, pouco adiantará na hora de rever a estratégia para melhores resultados. Uma vez que uma estratégia permite que você obtenha informações, é possível avançar para outros aspectos (e outras formas de investimento digitais) e seus resultados. É preciso analisar Search, Mídias Sociais, experiência do usuário no site, e-mail marketing, etc.