Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Age of Empires e o poder do Google no mundo

Age_of_Internet_Empires_2

Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, reuniram dados gratuitamente recuperados de uma empresa chamada Alexa, especializada na análise do tráfego na internet,  de análises de sites desde 1996 a agosto de 2013, com dados de milhões de usuários da internet usando mais de 25 mil extensões de navegadores diferentes e calcularam os dados estimados de visitas para sites, gerando um mapa com o nome sugestivo de Age of Impires Internet.

O site exibe os sites mais acessados de cada país e mostrou o quanto o Google está na frente dessa corrida.

Produzido pelos pesquisadores Mark Graham e Stefano De Sabbata, o mapa mostra que Google e Facebook são os mais acessados, mas são poucos países, como México, Argentina, Noruega, Equador, Peru, entre outros, o Facebook ultrapassa o gigante Google.

Na China, país que sofre censura por conta da ditadura comunista, o mais acessado é o Baidu, enquanto no Japão o primeiro lugar é do Yahoo!. Chamou a atenção também a Rússia, cujo primeiro resultado foi o Yandex. Há ainda outros países em que o Google não é o primeiro, mas Brasil, Europa, Estados Unidos e Canadá, além de outros países estão tomados pelo Google.

A conclusão óbvia é que apesar de não ser unanimidade em todo mundo, o Google domina a maior parte do mercado. Isso sem contar que nos países em que ele não é o maior buscador, é o segundo.  O Google é o maior site do mundo em número de acessos, com cerca de um bilhão de pessoas nos países em que domina. O Baidu vem logo em seguida, puxado pela população de mais de 500 milhões de usuários. O terceiro lugar é do Facebook, com 280 milhões.

Os especialistas montaram um mapa ilustrativo, no qual o Google aparece em vermelho. Fazendo uma brincadeira com o game “Age of Impires”, montaram um mapa com ilustração “de mapa colonial”.

De acordo com os pesquisadores, é provável que ainda estejamos no início do Age of Impires da internet, mas os territórios esculpidos até agora podem ter implicações importantes no futuro, com empresas que acabam por controlar a forma como nos comunicamos.

E a sua empresa? Está dentro dos domínios do Age of Impires? Coloque sua marca em destaque no líder desse império. 

Mapa de sites mais visitados por país