Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Comissão americana exige mudança em anúncios de buscadores

Recentemente, uma comissão nos EUA exigiu mudanças na exibição de qualquer tipo de publicidade em 24 sites de busca. O pedido, realizado no final de Junho, foi feito pela FTC (“Comissão Federal do Comércio”, em tradução livre) e incluiu os gigantes Google, Microsoft e Yahoo.

“Nos últimos anos, os resultados dos links patrocinados e dos anúncios tornaram-se menos perceptíveis e a FTC está pedindo aos buscadores que esta distinção seja clara”

FTC – Federal Trade Commission

Vale lembrar que a agência possui o poder de multar quem descumprir suas regras contra propaganda enganosa. As orientações da FTC sobre o mercado foram atualizadas devido aos excessos dessas empresas quanto às praticas publicitárias, além de simplificar e melhorar a experiência dos usuários com anúncios pagos nos resultados de busca. A atualização nessas orientações surgiu, principalmente, graças ao crescimento vertiginoso de acessos via mobile e ao surgimento de serviços por comandos de voz.

Publicidade nos resultados de busca do Google

O buscador Google, líder do segmento, afirmou que essa percepção para anúncios e links patrocinados em relação aos resultados orgânicos é importante e que a empresa “sempre se esforçou para fazer isso com a evolução de seus produtos”. O buscador Yahoo destacou que estava ainda estava analisando a carta da comissão, mas ressaltou o compromisso com um trabalho transparente. A Microsoft não comentou o assunto.