Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Como escolher uma hashtag no Twitter

O Twitter publicou em seu blog oficial um guia para orientar usuários no uso das famosas hashtags# do microblog, que viraram febre também no Facebook. O post publicado por Gordon Macmillan, gerente editorial do Twitter, traz um passo a passo informativo para aplicação de hashtags. A publicação acompanha um infográfico fácil para “saber se você está fazendo certo”.

Gordon afirma que o uso de hashtag tornou-se uma arma poderosa para campanhas de marketing online, e uma aplicação mais direcionada desse recurso pode trazer resultados melhores na rede. No infográfico também estão as previsões sobre como uma campanha pode não dar certo ou não atingir todo seu resultado potencial caso uma hashtag seja mal planejada.

O infográfico do Twitter dá a receita de como fazer para se destacar na rede. Obviamente que não existe um processo automático e cada ação precisa ser pensada. Gordon responde a uma pergunta feita com frequência na rede social: é melhor criar uma hashtag para promover algo ou usar uma palavra que já está em destaque na rede? E a resposta é: depende.

Se as pessoas já estão usando a hashtag, estabelecendo diálogos, parte do trabalho já está feito, mas a sua marca precisa agregar valor para participar da conversa. Se o que você quer promover não tem nada a ver com o assunto, pode ser uma boa ideia criar uma nova palavra. Confira abaixo o infográfico do Twitter traduzido:

Escolhendo a Hashtag