Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Como fazer Marketing no Google

O Google é responsável por 95% de todas as buscas realizadas no Brasil. Seus serviços – You Tube, Gmail, Google Maps, Google Drive, etc. – são os mais utilizados da internet e não há como pensar marketing digital sem uma estratégia que inclua esse gigante de buscas.

Como a reação natural das pessoas na atualidade é pesquisar na internet antes de comprar ou usar qualquer serviço, e muitas vezes, ir para qualquer lugar e até executar alguns serviços simples, tornou-se uma necessidade das empresas estar presente nesse ambiente e sempre em contato com os consumidores.

É preciso que o site da empresa seja encontrado pelo consumidor e uma vez que encontrado, seja útil.

Existem algumas formas de estar presente no Google e em toda a internet:

SEO

– Links Patrocinados

– Conteúdo relevante

– Redes sociais

Dentro de escopo, há vários serviços que podem ser incluídos. Primeiramente, é possível dividir em duas formas de aparecer para o consumidor: na busca orgânica (resultados ‘normais’ do Google) e nos resultados patrocinados (resultados em destaque na busca).

Links-Patrocinados-2

Fazer o site aparecer na busca orgânica é um trabalho para SEO – Search Engine Optimization, ou otimização de sites, que é um conjunto de ações dentro e fora do site para torná-lo mais relevante na busca orgânica. Atualmente, além do trabalho interno de otimização do site, tem se tornado cada vez mais importante investir em conteúdo de qualidade e link earning. Com um conteúdo de qualidade, o site ganha acessos naturais, o Google rastreia o conteúdo como relevante para o leitor e o exibe na busca e ganha-se naturalmente alguns links por causa dos bons artigos/imagens presentes no site.

Fazer SEO é fundamental para quando o cliente procura a empresa no Google ou busca por um produto ou serviço com o qual ela trabalha. Pesquisam indicam que as pessoas tendem a achar que os resultados orgânicos tem mais credibilidade e os 10 primeiros resultados do Google são os que geram mais cliques.

Outra forma de aparecer no Google e outros canais da internet é através de links patrocinados. São campanhas de anúncios pensadas para aparecer nos resultados de busca, perfeitos para empresas que desejam aparecer rapidamente para seus clientes no momento em que eles estão buscando uma palavra-chave relacionada ao seu serviço. Isso é positivo porque o cliente está buscando por aquilo e por isso, está mais propenso a realizar uma compra/conversão. O link patrocinado aparece segmentado por região geográfica, palavra-chave, interesse, remarketing, canal, etc e por isso é bastante direcionado. E a vantagem é que a empresa decide o quanto quer investir, na forma de CPC (Custo por Clique), quando o valor só é pago quando o link do anúncio é acessado pelo consumidor.

Conteúdo é mais uma estratégia que integra a rotina do marketing digital e essencialmente oferece valor para o consumidor. Afinal, não adianta chegar ao site se não tiver informação nenhuma. Fundamental para SEO e fator de redução do valor pago por anúncios patrocinados, o conteúdo é a comunicação real com o consumidor, a oportunidade da empresa de criar relacionamento. Dentro da estratégia de distribuição de conteúdo, estão também as redes sociais e suas possibilidades de patrocínio.

Incluem-se dentro dessas técnicas serviços específicos como monitoramento de marca, proteção para marca nos resultados de busca, blog corporativo, entre outras possibilidades.

O conjunto dessas estratégias alcança os melhores resultados em Google Marketing.