Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Conheça o Google Indoor Maps e veja como usar a ferramenta para o seu estabelecimento

O “Google Indoor Maps” é uma ferramenta do Google Maps para inserir plantas baixas de estabelecimentos abertos ao público, presente em 20 países no mundo, com mais de 10 mil locais detalhadamente mapeados.

O Google aproveitou da oportunidade de que o mundo estaria com os olhos voltados para o Brasil e já disponibilizou os mapas internos dos estádios da Copa 2014, aeroportos e shoppings centers em mais de 50 cidades do país (19 capitais e 31 cidades do interior ou de regiões metropolitanas), além de liberar a ferramenta para que estabelecimentos de grande circulação se cadastrem.

Planta de um shopping center de Campinas disponível no "Google Indoor Maps"

Como usar o Google Indoor Maps

O Google Indoor Maps já está disponível para computador, tablets e celulares com Android e iOS (iPad e iPhone) que possuem suporte para acessar o novo Google Maps. Os usuários irão procurar endereços e locais pela cidade da mesma forma que sempre fizeram mas, aumentando o zoom em determinados locais, como um aeroporto ou shopping center, irão aparecer as especificações do mesmo, com corredores com lojas, acessos e vagas de estacionamento. Como a maioria destes estabelecimentos possuem mais de um piso, é possível ver o que há em cada um deles, clicando nele e alternando o andar por uma barra que aparece na lateral direita da tela.

A grande vantagem do Google Indoor Maps será para aquelas pessoas que fazem pesquisas pelo celular e querem achar, por exemplo, a localização de restaurantes ou lojas específicas dentro deste local usando o GPS. No caso dos estádios da Copa 2014, por exemplo, a planta deste poderá ajudar um torcedor a encontrar o setor que está sua cadeira e o acesso específico para ela, além de bebedouros, banheiros, estacionamento, entre outros.

Planta do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, também disponível no "Google Indoor Maps"

Como ‘subir’ um estabelecimento no Google Indoor Maps

Usando um computador, acesse maps.google.com/floorplans e clique em “Adicionar uma Planta Baixa Agora”, faça o upload de uma planta baixa (os formatos de arquivo aceitos são .gif, .tif, .jpg, .png, .bmp, .pdf), insira o endereço para o qual deseja adicionar a planta. Por padrão, o “alfinete” fica localizado na rua, que às vezes não corresponde ao local real, então arraste ele até o centro do prédio.

Em seguida, insira mais informações, como o nome do prédio, número de andares e, se for o caso, o número do andar dessa planta que você está enviando. Selecione o arquivo da correta e clique em “Fazer o Upload Deste Andar”.

O próximo passo é alinhar a planta baixa com a vista aérea do edifício no Google Maps! Para isso, use elementos notáveis de sua planta baixa (cantos ou formatos especiais) na metade esquerda da tela e tente correspondê-los da melhor maneira possível. Não se esqueça de fazer a correspondência de cada alfinete com o elemento certo e clique em “OK”.

A planta baixa aparecerá sobreposta à vista aérea como será visualizada, mas se você encontrar algum erro, ainda poderá retornar e alterar estes quando quiser apenas movendo os alfinetes (clique em “Aceitar” quando terminar). Após isso, sua planta será analisada pelos técnicos da Google Indoor Maps e, uma vez aprovada, será disponibilizada a todos os usuários do Google Maps.