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Consultoria de Marketing

Google Analytics e outras formas de medir resultados

Como medir e principalmente, o que medir?

Para melhorar as metas e objetivos existentes em seu site, monitorar os fatores que influenciam tráfego, tempo de acesso e número de conversões é só o primeiro passo.

O mais importante é quais os dados que a empresa escolhe analisar, por conta de seus objetivos. E como conduzir uma mudança positiva no site para alcançar resultados melhores a partir desses dados. Se ninguém na empresa tiver ciência dos objetivos, captação e análise de dados, bem como as decisões que norteiam os próximos passos em busca de resultados, é melhor contratar uma consultoria de SEO para realizar o trabalho. E uma empresa completa, que saiba analisar dados de links patrocinados, mídias sociais, relacionamento e conversões.

O ideal é ter em mãos relatórios organizados sobre sua imagem na internet, para elaboração de novas ações. Para isso, é preciso ter dados de otimização de conteúdo, análise da concorrência, integração de estratégias com links patrocinados, etc.

Google Analytics

Uma das melhores ferramentas para gerenciamento de dados é disponibilizada gratuitamente pelo Google e não pode faltar em nenhum site: Google Analytics. Disponibilizada para os profissionais de SEO, o Analytics fornece dados sobre um site diariamente. É a ferramenta mais utilizada do mundo. Mesmo assim, muitos sites ainda não possuem. O processo de instalação é simples e o próprio Google fornece orientações.

Sites que utilizam o Google Adwords podem ser acompanhados na plataforma com os detalhes das campanhas. Isso significa que é possível saber como os visitantes interagem com o site para definir no que é viável investir. É possível comparar com campanhas anteriores, melhorando os valores do lance, palavra-chave e retorno.

O Analytics oferece ainda o tempo de permanência, páginas visitadas e toda uma gama de dados conforme os objetivos da empresa, como média de visitas por página, tempo de permanência no site e informações dos visitantes, como localização geográfica, idioma, tipo de navegador, etc.

Objetivos, ou Goals, são a resposta para “o que você quer que as pessoas façam quando entrarem no seu site?” Pode ser venda de produtos, cadastro de e-mails, mais cliques e tempo de permanência, assinatura de newsletter, comentários, etc. E então toda a mensuração e mudanças diante dos dados serão com base nesses objetivos. Nesse sentido, os relatórios personalizados podem fornecer detalhes de metas predeterminadas, como testes de conversão em duas páginas de objetivo comum para saber qual está dando mais resultado, ou dados sobre o caminho de conversão dos visitantes.

Para isso, a empresa precisa definir de antemão seus KPIs, ou seja, Key Performance Indicator, ou indicador-chave de desempenho, medidas quantificáveis para analisar se os objetivos estão sendo atingidos.

O que são KPIs

Definir os KPIs buscados pela empresa é fundamental em qualquer ação e totalmente necessário para se obter resultados com Marketing Digital. Os KPIs podem ser, de acordo com as necessidades da empresa:

Bounce Rate: por tempo na página; por engajamento, interação com a página quando o site tem meta definida, por scroll ou rolagem da barra em sites extensos, por página visitada.

Acesso/audiência: em determinado segmento de conteúdo: números da audiência.

Taxa de retorno: para sites em que é importante que o visitante volte.

 Tempo de Navegação x Profundidade da visita: tempo de navegação comparado a pageviews.

Leads: quando esse é o objetivo.

Vendas: taxa de conversão por visita, por visitante, por valor investido.

Atendimentos: vendas por tipo de produto, época do ano, região geográfica, preenchimento dos dados, etc.

Comentários: pessoas que comentam são mais propensas a conversões. Separe essa lista de e-mails para uma interação mais próxima. Se puder, aprofunde a análise dos comentários, para saber se o debate é produtivo.

Visualização de vídeos: número de vídeos visualizados e quais tiveram mais acessos.

Download de aplicativos: caso isso seja importante para empresa.

Compartilhamentos em redes sociais: medida de engajamento.

Custo por Ação: avalie orçamento e retorno de cada ação. Fundamental em qualquer planejamento.

Existem outros KPIs conforme os objetivos da empresa e todos precisam estar alinhados.

Mensuração de Custos

Outras mensurações importantes, complementares ao Google Analytics:

Custo por Lead (CPL) ou Custo por Lead Qualificado – significa o valor de cada lead gerado, que é a quantidade investida para obter leads, pelo número de leads gerados.

CPL = $ investido/número de leads gerados

Métrica fundamental para saber se os seus leads estão muito caros e se ações estão no caminho certo.

– Custo por Aquisição (CPA) – Aqui a análise é sobre o número de vendas efetivas divido pelo valor investido.

CPA = vendas/$investido

Indicador de vendas e de marketing, norteador geral dos custos de orçamento e retorno.

A mensuração ideal é feita com cada ação de marketing, como anúncio em links patrocinados, compra de publicidade nativa, postagens, etc. Dentro das métricas, podem entrar dados como tempo investido pela equipe de execução e monitoramento, caso seja interna. E os custos das horas trabalhadas de cada um.

Atenção: os números não serão os melhores já no começo. É preciso um certo investimento de tempo dependendo das ações e objetivos. Outra coisa: algumas métricas importantes do marketing digital não são tão simples de mensurar, como relacionamento da marca com o público, fidelização, interação, mind share.