Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Google Instant Pages – resultados ainda mais rápidos no Google

Em junho o Google havia anunciado novidades nos recursos de busca, o carro-chefe da empresa. Duas novidades eram na verdade adaptações de recursos já existentes para dispositivos móveis (Smartphones e Tablets) e que passariam a estar disponíveis na interface de busca do Google: o Voice Search e o Search by Images.

Voice Search

O recurso Voice Search só está disponível por enquanto no Google.com, mas em breve deve ser levado a diversos países, inclusive o Brasil. Ao acessar o Google, o usuário pode clicar no ícone do microfone ao lado direito da barra de busca e “ditar” sua busca. O recurso é interessante, apesar de fazer você parecer um louco no escritório falando sozinho com o Google.

Search by Image

O Search by Image é resultado da compra de algumas patentes e empresas especializadas no reconhecimento de imagens. Em agosto de 2010 o Google comprou a Like.com e as apostas caminhavam para os recursos do Google Shopping, permitindo que os usuários buscassem produtos similares a uma imagem, por exemplo.

Primeiramente o recurso foi testado em aplicativos mobile e agora chega ao Google Images.

As buscas podem ser feitas simplesmente arrastando uma imagem para dentro da barra de busca do Google Images. Veja neste vídeo como o recurso funciona.

Instant Pages

A cereja do bolo ficou para o final. Na guerra pelo domínio do mercado de Browsers, o Google tem investido em diversos recursos para o Chrome. Alguns deles ficam disponíveis também para o Firefox através de plugins, mas a maioria já vem embutida nas atualizações do Chrome, que ganha mercado sem parar.

Agora a nova versão do Chrome usa um recurso que tende a esquentar ainda mais a briga pela primeira posição nos resultados de busca do Google, o Instant Pages. O recurso faz um pré-carregamento do site na primeira colocação do resultado de busca, fazendo com que após o clique a página carregue em zero segundos.

Veja o vídeo demonstrativo (em inglês) do Instant Pages funcionando:



Estas três inovações representam mais competição e mais poder na mão do usuário, trazendo novidades para o campo de batalha de SEO.

Com o Instant Pages, conquistar a posição nº 1 do Google passa a ser ainda mais vantajoso, tanto pela taxa de cliques maior quanto pelo tempo de carregamento mais rápido, dando vantagens adicionais a quem consegue boas colocações de busca.

Com isso, os investimentos em SEO devem crescer ainda mais.

Para testar o Google Instant, faça o download do novo Google Chrome em:

http://www.google.com/chrome?hl=pt-BR