Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Instituto é criado para fomentar o Marketing de Afiliados no Brasil

Responsável por movimentar mais de R$ 35 milhões por ano e atrair para o País gigantes como Google, Amazon e Zanox, setor acaba de ganhar entidade catalisadora. Traçar o perfil do empreendedor digital brasileiro será o primeiro desafio do IBMAfiliados. 

A indústria do marketing de afiliação acaba de ganhar um importante reforço para a promoção da educação, pesquisa e desenvolvimento. Em franco crescimento e somando ano após ano um número cada vez maior de empreendedores digitais, os programas de afiliados passam a contar com uma entidade: o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados – IBMAfiliados. Ele terá a missão de oferecer treinamentos presenciais e à distância, criar um calendário de eventos de aprimoramento profissional, proporcionar mais oportunidades de networking entre os profissionais, gerar  conteúdo, pesquisa e, estrategicamente, aproximar os três principais atores deste segmento: afiliados, anunciantes e plataformas. 

“Ainda pouco conhecido do público em geral e de alguns setores de economia formal, o marketing de afiliação é uma nova forma de rentabilizar projetos na internet por meio de parceiros especializados, que permite às empresas e anunciantes encontrarem milhares de empreendedores digitais interessados em promover os seus produtos em troca de comissão. São diversos os segmentos, como varejo, shoppings, indústria, operadores de viagem e turismo, serviços financeiros e telecomunicações, que utilizam os programas de afiliação para terem mais resultado em suas vendas pela web”, explica Paulo Faustino, um dos três idealizadores do Instituto, palestrante internacional e criador da Escola Dinheiro, originária de Portugal, mas com foco no público brasileiro. 

“Estava na hora de criarmos uma entidade que pudesse concentrar todos os stakeholders do segmento. O IBMAfiliados vai representar um setor responsável por movimentar mais de R$ 35 milhões por ano. Só em 2013, nove milhões de novos consumidores aderiram às compras online e fizeram a modalidade crescer quase 30% no Brasil”, afirma Flávio Raimundo, outro fundador do Instituto, consultor de SEO da Search Guidance e um dos mais antigos afiliados ao Google AdSense do Brasil.

A ascensão do mercado de afiliação vem atraindo empresas e investidores estrangeiros, ressalta Flávio: “Há menos de dois meses, uma notícia reforçou este potencial: o lançamento do programa de afiliados da Amazon em solo brasileiro. A norte-americana, muito aguardada pelos empreendedores digitais, além de pioneira, detém a maior loja de e-commerce do mundo”. Outra apontada por ele é a plataforma alemã Zanox, a maior rede de marketing de performance da Europa, com mais de 4 mil anunciantes. “E não poderia deixar de citar o Google, claro, no País há 10 anos, é um gigante de presença consolidada e dominante na propaganda on-line e no marketing de afiliação”, relata. 

O primeiro e grande desafio do IBMAfiliados, adianta o também fundador do Instituto, Rafael Rez, será traçar o perfil do empreendedor digital brasileiro. “Esta será a primeira pesquisa sobre empreendedores digitais, encabeçada por especialistas e feita em benefício do setor. Os resultados irão nortear o plano de ações do Instituto para 2015”, afirma Rafael – que também é professor de Marketing Digital no MBA da HSM e em cursos de Pós Graduação do Iladec.

Segundo ele, a pesquisa já foi iniciada. Cerca de mil profissionais serão entrevistados e os resultados serão apresentados, em primeira mão, no Afiliados Brasil – Congresso Brasileiro de Marketing de Afiliação, evento criado e promovido pelo Instituto, que acontece de 29 a 31 de maio, em São Paulo (SP). “O Congresso é mais uma oportunidade para mostrarmos o grande potencial deste mercado. Mais de 600 profissionais, entre empreendedores digitais, plataformas, anunciantes, agências e publicitários, de diferentes localidades do País, são esperados para a edição 2014 do evento”, conclui Rafael. 

Com sede em Santos (SP), o Instituto Brasileiro de Marketing de Afiliados é uma entidade representativa, sem fins lucrativos. Além da pesquisa anunciada e a realização do Afiliados Brasil, está entre as iniciativas da entidade ainda para 2014, a publicação de mais uma edição da Revista Afiliados Magazine, a realização de uma nova edição do Congresso em Fortaleza (CE) e a criação de um calendário de eventos técnicos, com duração de um dia, que percorrerá diversas capitais do Brasil.

Plataforma de Afiliados Lomadee

Lançada em 2009, a Lomadee foi uma das precursoras no mercado de Marketing de Afiliados no Brasil. Atualmente, o programa conta com mais de 250.000 publishers e os principais e-commerces cadastrados, além de inúmeras possibilidades de monetização digital, ferramentas e modelos de atribuição.

Em modo geral, não só a Lomadee como diversas outras plataformas, trabalham com os principais modelos de atribuição, entre eles:

CPA (ou custo por ação): é um formato onde, toda vez em que o anuncio promovido fizer com que o internauta realize uma ação (cadastro em site, efetive uma compra ou alguma ação especifica estipulada pelo anunciante) haverá um comissionamento para o mesmo.

CPC (ou custo por clique): é um tipo de formato no qual o Publisher é recompensado pela quantidade de cliques que seu anuncio obter independente de haver conversão (venda sobre o produto divulgado). Os valores de comissão sempre vão variar de anunciante para anunciante, então é de extrema importância que você esteja ciente do retorno financeiro que estão lhe oferecendo.

CPL (ou custo por Lead): O CPL é bem parecido com o CPA, porém com uma diferença: a aprovação dos Leads. Ou seja, você será bonificado toda vez em que uma pessoa for direcionada para um site através do seu canal e realizar um cadastro, o qual terá que ser aprovado pelo anunciante.

CPV (ou custo por venda): O CPL é bem parecido com o CPA, porém com uma diferença: a aprovação dos Leads. Ou seja, você será bonificado toda vez em que uma pessoa for direcionada para um site através do seu canal e realizar um cadastro, o qual terá que ser aprovado pelo anunciante.

Caso queira mais informações, saiba tudo sobre Marketing de Afiliados.