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Jornada dos consumidores nas compras online

Ao longo do tempo, as compras online tornaram-se mais frequentes do que se possa imaginar, sendo hoje a internet um dos meios mais utilizados para pesquisa e concretização de uma compra de um bem, desde pequenas compras, como livros e acessórios até mesmo a compras maiores, como por exemplo, eletroeletrônicos.

A internet é a responsável pelo processo de comparação de preços mais rápido do mundo, bastando apenas alguns cliques para se definir qual site possui as melhores condições de compra, entrega e pagamento. O Google tornou-se ferramenta muito importante neste processo, pois ajuda a entender o raciocínio dos consumidores online através dos links que escolhem ou não clicar.

O papel dos links patrocinados também é muito importante, embora tenham desempenho diferente em muitos casos, dependendo do objeto de compra em questão.

Utilizando o Google AdWords, é possível que as empresas e sites que vendem pela internet possam utilizar-se de mecanismos de relatórios chamados “The Customer Journey to Online Purchase” para, através destes, detectar o comportamento do consumidor quando este está em busca de concretizar uma compra e quais caminhos percorre online até finalizar uma compra.

Usando-se de dados recolhidos de 36 mil anunciantes, de 11 indústrias em sete países diferentes, inclusive o Brasil, esta ferramenta produz análise interativa do Google, oferecendo uma grande base para um projeto de ação de vendas baseando-se em quais critérios são levados em conta no momento da concretização do consumidor online, permitindo que as empresas posicionem seus sites de venda para tais procuras.

Foi detectado que na maioria dos casos, os cliques a links patrocinados ocorrem no início das buscas, porém para a compra de bens duráveis com carros, detectou-se cliques a links patrocinados ao final das buscas, muito provavelmente por estes compradores estarem buscando exatamente mais confiança e credibilidade para um investimento mais alto.

No Brasil, os cliques a links patrocinados acontecem mais próximos do final da pesquisa de compra e os anúncios do Google AdWords são decisivos no processo de compra, independentemente disto ocorrer no início ou no final dos estágios do funil de conversão.

Este mecanismo também detectou aspectos muito interessantes, como por exemplo, o tempo de busca por um objeto de compra na internet durar em média um único dia. Ou seja, procurando o que se deseja adquirir, o consumidor online leva menos de 24 horas para se decidir sobre o que melhor se adapta às suas necessidades.

Então por isso é tão importante compartilhar os dados obtidos como resultados e é por isso que o Google incentiva os anunciantes de Links Patrocinados a comparar estes em seus próprios relatórios dos funis multicanais com os de sua indústria, permitindo avaliar os diferentes canais que influenciam as conversões, além de comparar o percurso de compra em sua empresa com a média de sua indústria.