Web Estratégica


Consultoria de Marketing

O que Search Integrado pode fazer por sua empresa

O conceito de Search Integrado aplicado ao Marketing Digital quer dizer a integração entre Search Engine Optimization, ou seja, Otimização de sites para a busca orgânica, junto com Marketing Social Media, anúncios pagos e todas as ações de marketing digital, criando para a marca uma experiência integrada de presença na web.

O objetivo é fazer com que o site e outros canais da marca estejam presentes para o usuário em todas as buscas possíveis relacionadas ao contexto da marca. O resultado dessa presença ampla e integrada são mais conversões e uma ampliação geral da visibilidade da empresa.

A ideia é realizar uma integração de todos os serviços de marketing digital, direcionando-os para que trabalhem juntos pelos objetivos da empresa, em todas as frentes: SEO, marketing de conteúdo, mídias sociais, links patrocinados. Assim, independente de como as pessoas procurem, encontram sua marca. Esse processo, obviamente, de forma qualificada, ou seja, proporcionando ao usuário o melhor resultado que ele está procurando, para que ele faça o caminho natural da conversão.

Isso é possível com uma estratégia unificada, que faz os dados trabalharem em harmonia para se somarem nas pesquisas.

Para servir o conteúdo certo para o usuário, ou seja, fornecer um resultado relevante para ele, é preciso direcionar a produção de conteúdo, otimização e campanhas e, nesse ambiente de constante mudança da web, trabalhar para estar presente nas redes de forma útil para o usuário.

A pesquisa em motores de busca tem sido a principal forma de fazer marketing digital, porém, para geração de leads, venda de produtos e uma gestão de marca mais eficaz e com maior visibilidade, a integração com as outras estratégias de marketing digital é ainda mais promissora.

Nesse sentido, pensar nas ações de marketing na web com um foco nos mesmos resultados e integrando as ações é um passo a mais na direção de captar a atenção do consumidor, em uma época onde todos – empresas, noticiário, entretenimento – disputam interesse 24 horas por dia.

O desafio para marcas e até para o Google é antecipar as mudanças de interesse dos consumidores e da linguagem usada na pesquisa. 16% das consultas diárias no Google são novas, ou seja, nunca foram realizadas anteriormente. Então, imagine, como é possível otimizar um conteúdo que nunca foi alvo de buscas antes? Como é possível explorar os temas que interessam ao usuário de tempos em tempos?

Uma parte da solução é a mudança de foco, de palavras-chave para o usuário. Ou seja, mais do que oferecer presença para os clientes em determinada busca, entender as necessidades e interesses dos usuários na verdade é o caminho das pedras na internet e será cada vez mais a única forma de atingir o usuário.

GroupM e comScore publicaram um relatório chamado “O Círculo Virtuoso: o Papel do Search e Social Media no Caminho de Compra” em que revelam que apenas 1% dos entrevistados foram levados a compra somente por anúncios. Mais da metade chegou à compra a partir da pesquisa (51%) e 48% por uma combinação de pesquisa e busca social (em mídias sociais). O número relacionando pesquisa em motores de busca e busca social já está em 48% e é fácil prever que a tendência é de crescimento. Nesse cenário, a combinação de pesquisa com as outras áreas (incluindo sobretudo mídias sociais) prometem os melhores retornos da indústria, ou seja, Search Integrado.

Uma abordagem integrada que relaciona necessidades dos consumidores, interesses e posições no ciclo de compra é capaz de proporcionar uma melhor experiência para o usuário e consequentemente melhores resultados em conversões.

Como a sua marca está integrando o mix de atuações do marketing digital? Você já pensou em incluir Search Integrado no seu orçamento para potencializar seus resultados?