Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Por que anunciar usando Google Adwords?

A grande vantagem do Google Adwords é o retorno rápido e praticamente certo do investimento. Isso acontece porque os links patrocinados da plataforma aparecem conforme as palavras-chave pesquisadas pelo usuário e selecionadas pelo anunciante, ou seja, os anúncios na parte superior e lateral da página de resultados do Google aparecem em total convergência com o que é digitado pelo usuário no campo de pesquisa.

Isso faz com que os anúncios sejam mostrados para o usuário no momento exato em que ele está buscando a palavra-chave, o que significa que as chances de conversão são muito grandes.

Em geral, a estimativa de conversão depende muito do ramo de atuação do cliente e tipo de campanha. Mas se a cada 10 cliques, for conquistado apenas um cliente, a campanha já terá ficado rentável. Se a empresa estiver pagando, por exemplo, 0,15 centavos por clique (valor ilustrativo), terá pago apenas 1,50 para conquistar 1 novo cliente. Fica muito barato anunciar assim. Nenhum veículo de mídia tradicional é capaz de trazer tanto retorno.

Isso acontece justamente pela vantagem do Adwords de mostrar o anúncio quando o usuário está buscando pela palavra anunciada.

Outra forma de anunciar no Adwords é através da rede de display, que são os sites e blogs afiliados à plataforma do Google que podem exibir anúncios em suas páginas. São sites como Gmail, You Tube e outros associados. A vantagem da rede de display é que é possível segmentar o anúncio para aparecer em blogs relacionados ao setor do anunciante.

Investir no Google Adwords é rápido. O analista faz um planejamento da campanha do cliente, de acordo com os objetivos da campanha. Depois produz os anúncios, que rapidamente são aprovados pelo Google e começam a rodar. E a dar resultados, aumentando o tráfego do site da empresa.

O orçamento também é uma vantagem. Não existe valor mínimo a ser pago em qualquer campanha e a empresa decide o quanto quer investir.  Uma das formas mais comuns de investimento é o Custo Por Clique (CPC), quando a empresa só paga quando o usuário clicar no link do anúncio.

O custo por clique é definido em um leilão de palavras, em que o anunciante entra na concorrência da compra da palavra-chave pretendida para o segmento (por exemplo, tênis de corrida). O valor a ser pago pelo clique depende ainda do número de empresas que também desejam comprar. Quanto maior a concorrência, maior o custo da palavra, mas isso varia muito a cada segmento de mercado. O segundo fator que determina o preço a ser pago por clique é a qualidade do anúncio, que é avaliado pelo Google conforme a palavra-chave e a página de destino do anúncio, ou seja, quanto mais útil for o anúncio para o usuário, maior a pontuação no quesito qualidade.

A qualidade é um fator independente do valor a ser investido, por isso é uma oportunidade para o anunciante de melhorar o posicionamento do seu anúncio mesmo não pagando o custo máximo por clique.

É possível ainda segmentar o anúncio, para aparecer somente nas buscas escolhidas pelo anunciante por região geográfica, palavra-chave, canal, dispositivo (mobile, por exemplo), interesse e remarketing.

O Google Adwords é a maneira mais barata de aumentar o tráfego do site e vendas pela internet, com total controle dos custos, retorno totalmente mensurável, agilidade, segmentação e alcance imediato.

Ainda desconfiado se vale a pena? Entre em contato e tire suas dúvidas.