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Redes Sociais | Se você não tem, está perdendo dinheiro!

Ao contrário do que muitas empresas imaginam, as mídias sociais não são um brinquedo! São meios muito eficazes de se relacionar com o cliente e medir, em tempo real, a popularidade da marca ou de uma campanha. Mas, assim como qualquer investimento em comunicação, precisamos saber que para obter um retorno positivo nas campanhas de mídias sociais é necessário muito mais do que apenas rastrear o número de seus fãs no Facebook e de seguidores Twitter.

A maioria das empresas ainda não utilizam as redes sociais em todo o seu potencial. Qualquer especialista no assunto sabe que, para obter o sucesso esperado, é preciso relacionar a estratégia de uso das mídias sociais aos objetivos de negócios, mensuráveis. Um estudo divulgado semana passada pela Gartner confirma isso: metade das empresas relacionadas na lista “Fortune 1000” não terá um ROI vantajoso sobre as suas estratégias de mídia social em 2012.

“Uma das chaves para o sucesso no uso das redes sociais é saber que você está tentando realizar a partir delas” (…) “Usar as mídias sociais porque todo mundo está fazendo isso não é uma estratégia.”

Scott Nelson, analista do Gartner

A maioria das empresas adota um plano considerando pelo menos um desses objetivos: aumentar a receita, reduzir custos, aumentar a satisfação dos clientes e dos empregados, ou usá-las como extensão da marca. Independente do plano ou da razão para o uso das redes sociais, a presença deve ser acompanhada por um plano de ação, associado a métricas para avaliar o seu sucesso, caso contrário, o projeto pode fracassar.

A pesquisa do Gartner revela que existe nas redes sociais uma grande variedade de utilidades, não ficando apenas no tradicional (aumentar o engajamento dos consumidores coma a marca / produto / empresa). Em muitos casos, as estratégias de redes sociais já estão sendo conduzidas por equipes de vendas, de atendimento e de suporte ao cliente.

As principais funções dessa ação são: geração de leads, vendas cruzadas e oportunidades de vendas. A pesquisa disse ainda que a gestão do relacionamento social é uma atividade que está crescendo rapidamente e que as licenças de software e a subscrição de serviços para este fim movimentarão US$ 2,1 bilhões até o final de 2012 (acima dos 850 milhões registados no ano passado).

Para finalizar, uma coisa muito importante! As redes sociais são ambientes usados para complementar os negócios de uma empresa e da divulgação de uma marca. Nunca deve substituir os processos existentes. Uma empresa que use as redes sociais para conduzir as pessoas a um site deve incorporar essa estratégia numa forma mais ampla, de comércio eletrônico, por exemplo.