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Consultoria de Marketing

Aumente suas vendas com 5 dicas de Inbound Marketing

Está cansado de gastar dinheiro com publicidade que não te dá retorno? Podemos te ajudar. A ideia aqui é mostrar que dá para diminuir os custos com a publicidade convencional e ainda obter melhores resultados. A sugestão é o Inbound Marketing, prática nova que vem crescendo no mercado digital e ganhando adeptos de todos os segmentos. Quer saber o porquê?

Pense na seguinte situação: você está em uma reunião em uma sala fechada e alguém precisa te passar um recado urgente. Há duas alternativas para a ação:

a) A pessoa abre a porta e interrompe a discussão ou

b) Bate na porta e pede licença.

Qual delas é a mais apropriada? Se sua resposta é a b, estamos no caminho certo para o seu triunfo, pois é desta forma que o Inbound Marketing funciona, pedindo a permissão para se comunicar com o cliente.

Com essa estratégia, você ganha a atenção de um potencial consumidor sem impor seus produtos e mantém uma relação positiva com antigos clientes.

Deu pra entender um pouco como funciona? Agora você precisa saber como ativar o Inbound Marketing, certo? Listamos abaixo cinco dicas para colocá-lo em prática da melhor forma possível.

inboundmarketingsegunda

1 –Persona

Antes de mais nada: você sabe o perfil do seu público-alvo? Essa etapa é fundamental para embasar toda sua estratégia. Conhecendo as pessoas que quer atingir, você saberá o que, como, quando e onde falar com elas.

Palavra-chave: definição

2 – Conteúdo

É aqui que entra o bom – e nada velho – marketing de conteúdo. Com uma linguagem adequada e informações relevantes e objetivas sobre o nicho em que atua ou sobre o produto que vende, o cliente será atraído para sua plataforma de conteúdo (site, blog e/ou redes sociais).  Mas não será qualquer cliente, pois, já que os textos estão segmentados, só visita seu site quem realmente está interessado no assunto.

Palavra-chave: atração

3 – Cadastro

Para transformar o tráfego de seu site em um índice realmente significativo, a dica é fazer uma seleção de quem tem mais possibilidade de fechar negócios com você. Então, que tal inserir um campo de cadastro de e-mail para quem estiver curioso em saber mais sobre sua empresa? Coloque frases a induzir (call-to-action) os visitantes a se tornarem leads, como “Ficou interessado? Saiba mais aqui”.

Outras formas de conversão dos acessos em clientes potenciais é a disponibilização de materiais diferentes e ainda mais ricos de informações em e-books ou áreas restritas do site. Tudo isso vai atiçar a curiosidade do prospect e fazer com que ele passe dados importantes para seu planejamento.

Palavra-chave: conversão

4 – Relacionamento

Toda interação efetiva entre pessoas precisa seguir algumas regras básicas de um bom relacionamento, por exemplo: atenção, cuidado e, em caso de necessidade, ajuda. Traduzindo esse contexto para o seu objetivo,fica assim: mantenha o contato com o seu lead alimentando-o com informações que ELE precisa para solucionar o problema existente.

Neste caso, preste muita atenção na palavra ele da frase anterior. O consumidor que passou os dados por meio do cadastro não quer receber qualquer conteúdo, ele quer algo específico. Segmente ainda mais o material que será enviado para que esse cliente se torne qualificado para chegar onde você quer: o momento da compra do seu serviço.

Se cumprir esse passo corretamente, você ainda conquistará um cliente fiel, que aumentará seu engajamento, te dará credibilidade e terá boas chances de efetuar outros negócios com você.

Palavra-chave: fidelização

5 –Relatórios

Por último, analise o que e quanto o Inbound Marketing agregou à empresa. A maneira mais fácil é ficar de olho no feedback dos consumidores. Comentários negativos dão um sinal de alerta de que algo deu errado em determinada etapa e precisa ser revista; já as críticas positivas, além da sensação de conquista, permite explorar ainda mais as maravilhas dessa estratégia.

A forma mais complexa consiste na criação de metas bem definidas e métricas mensuráveis, assim, você terá relatórios de efetividade consistentes para traçar o futuro da sua empresa.

Palavra-chave: acompanhamento

Entre em contato para saber como fazer Inbound Marketing para o seu negócio.