Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Consumo de mídia digital supera tempo gasto com TV nos EUA

De acordo com o eMarketer, a estimativa para o ano de 2013 é que o tempo gasto com mídia digital vai superar o tempo gasto com TV pela primeira vez.

Segundo o estudo, a estimativa para 2013 é que o adulto médio gaste mais de 5 horas diárias em atividades online, incluindo dispositivos móveis, comprado a 4 horas e 31 minutos com o uso de televisão. Parece pouco, mas significa que o consumo de mídias digitais já superou o offline, e nesse caso, a televisão, que reinou absoluta por mais de 50 anos como o maior e mais poderoso veículo de mídia.

O consumo de mídia digital subiu cerca de 15,8% desde o último ano.

A área que teve maior crescimento é mobile. Adultos devem passar uma média de duas horas e 21 minutos por dia em atividades móveis que não incluem voz, quase uma hora a mais do que gastaram em 2012. 

Tempo médio gasto por dia com mídia por adultos americanos

Tempo médio gasto por dia com mídia por adultos americanos

Nessa pesquisa, o eMarketer incluiu o tempo gasto com smartphones e tablets como online, junto com notebooks e desktops. As estimativas desse ano também incluíram atividades multitarefa, ou seja, se a pessoa passa uma hora em frente a TV usando o computador, foi computada uma hora para cada um. Considerar a multitarefa faz com que faz com que o tempo total considerado como o que as pessoas gastam com mídia aumente de 11 horas e 49 minutos em 2012 para 12 horas e 5 minutos em 2013. 

O tempo gasto com celular passou a representar um pouco mais da metade da participação da TV em tempo total de mídia, assim como quase metade do tempo com mídia digital como um todo, o que corrobora mais uma vez a tendência de crescimento do uso mobile e reforça as indicações de investimento em iniciativas nesse campo. A maior parte do tempo despendido com mobile é através de smartphones, com 1 hora e 7 minutos por dia, embora os tablets não fiquem muito atrás. 

Média de tempo gasto com atividades mobile sem voz

Média de tempo gasto com atividades mobile sem voz

 Para desenvolver a pesquisa, o eMarketer analisou mais de 400 pontos de dados coletados de mais de 40 instituições de pesquisa. Por exemplo, para saber o tempo gasto com computadores, a empresa analisou dados compilados de empresas de medições de audiência, associações industriais, instituições acadêmicas, plataformas de mídia online e outras pesquisas. No estudo apresentado, a eMarketer faz ainda uma comparação com outros estudos realizados sobre o mesmo assunto.

 No Brasil, segundo pesquisa divulgada pelo Google Brasil, a maior parte da exposição à mídia é através de telas, cerca de 69%. Somos 80 milhões de internautas.  A média semanal de exposição da televisão é de 19 horas, enquanto o computador tem 26 horas semanais. Os smartphones por aqui tem 13 horas de acesso semanais.

A pesquisa também revelou que o uso concomitante de televisão, computador e smartphones é comum no Brasil. De acordo com a pesquisa, 7 em cada 10 brasileiros usam smartphone e TV ao mesmo tempo, são 30 milhões de brasileiros multitela.  Outro dado da pesquisa que confirma os números quanto à necessidade de investimento em mobile é que 27% dos usuários multitelas já fazem compra online e a tendência é aumentar.