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Consultoria de Marketing

Dicas para fazer o lead abrir seu e-mail marketing

Segundo pesquisa do Return Path, em 2013, o e-mail marketing é a mídia com o maior retorno sobre investimento (ROI), não é à toa que a maioria das empresas brasileiras possui a estratégia no hall de práticas da comunicação.

Mas agora pense: o que faria uma pessoa que recebe dezenas de e-mails por dia abrir a sua mensagem? Se você fosse o destinatário, abriria ou moveria para o lixo eletrônico? Com a estratégia de e-mail marketing o desafio é maior ainda, as pessoas que receberam seu e-mail precisam ler e clicar nos links que você enviou. Pois saiba que o sucesso está no conteúdo e no seu público-alvo.

Saiba como ajustar sua campanha de e-mail marketing para obter taxas maiores de cliques.

Conteúdo

Como sempre, o conteúdo ganha destaque em sugestões de otimização do marketing digital. No caso do e-mail marketing, mais do que nunca, seja direto, conciso e relevante.

Remetente: o destinatário precisa reconhecer quem enviou o e-mail, caso contrário, encaminha logo para a lixeira. Apresente-se com o seu nome, é aí que se inicia um relacionamento entre vocês.

Título: deve conter no máximo 50 caracteres. É aqui que você capta a atenção da pessoa, portanto precisa despertar a curiosidade dela, não seja genérico. Exemplos: ofereça soluções, faça perguntas, ofereça ferramentas, dicas ou serviços gratuitos. Não use palavras como “desconto”, “oferta”, “grátis”, pois muito provavelmente será barrado pelo filtro de spam.

Saudação: seja informal. Você quer estreitar a relação com a pessoa, não quer? Personalize a mensagem com o nome dela e siga a linguagem adequada para o tipo de público em que ela se encaixa.

Corpo do e-mail: Não escreva nada além do essencial. Crie um texto relevante, objetivo e curto. Neste caso também vale a regra do “menos é mais”. Insira hiperlink que redirecione o usuário para sua landing page ou blog/site, onde terá espaço suficiente para abordar todos os detalhes da novidade da sua empresa ou nicho.

Além disso, evite uso de imagens. E-mails com texto, sem padrão de HTML, simulam a troca de mensagens entre pessoas, não entre uma empresa e seu cliente. E, se por acaso você tiver endereços do Gmail na sua lista, a mensagem sequer aparece na Caixa de Entrada, vai para a aba Promoções e se perde no meio de tantas outras.

Call-to-action: deixe-a visível e destacada. Coloque-a no início, para aquele usuário que não for até o fim da mensagem, e outra no término, para reforçar.

Vamos lá para mais algumas dicas:

– Mantenha um campo de cadastro em seu site ou blog para que os usuários se tornem leads e, quem sabe, clientes;

– Antes de iniciar o disparo de e-mails, segmente o público de acordo dados demográficos, funil de venda e objetivo da campanha;

– Nunca, sob qualquer hipótese, compre lista de e-mails. Além de jogar o dinheiro no lixo, você pode “queimar” o nome da sua empresa. Foque no seu público-alvo;

– Crie e-mails marketing com design responsivo, que possam ser visualizados tanto em computador, quanto em smartphones e tablets;

Limite a frequência de e-mails para não se tornar um spammer;

– Ao final do texto, coloque um aviso para lembrar o lead de onde você conseguiu o e-mail dele – ao se cadastrar em seu blog, por exemplo.

Monitoramento

Outra regra de ouro da estratégia de marketing digital é o acompanhamento dos resultados, e o e-mail marketing não é uma exceção. Selecione as principais métricas, como open rate*, click rate**, unsubscribes*** e abuse reportes**** e os monitore. Se os dois primeiros índices estiverem altos, ótimo, você está desenvolvendo uma excelente campanha; mas se os dois últimos apresentarem números grandes, aperta-se o botão de alerta.

Não se esqueça de sempre fazer testes para comparar os resultados obtidos. Essa estratégia de marketing é viva, precisa estar em constante renovação.

 *open rate: número de usuários únicos que abriram o e-mail/quantidade de e-mails entregues

**click rate: número de usuários que clicaram/quantidade de e-mails entregues

***unsubscribes: usuários que se descadastraram

****absuse reportes: marcaram seu endereço de e-mail como spam