Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Estudo revela aumento de investimento no Marketing de Conteúdo

Inspirado no crescimento vertiginoso de empresas que procuram profissionais e empresas de Marketing de Conteúdo, um grupo de americanos apresentou recentemente um novo estudo sobre o mercado, mas dessa vez voltado ao investimento.

O estudo mostra que as empresas americanas investiram um total de US$152.850 em aumento de salários para que seus funcionários passassem a criar mais conteúdo personalizado, um aumento de 15,7% em relação à 2011. No ano passado, as “publicações” recebiam a maior parte das alocações de recursos, mas esse ano, a combinação de horas gastas em “eletrônicos” e “outros” conteúdos ultrapassaram a primeira. As empresas investiram 2.335 horas para “publicações”, 2.066 horas para conteúdo “eletrônico” e 834 horas para “outros” conteúdos (total de 5.235 horas).

Batizado de “Staffing and Compensation Study: How Organizations Staff Their Content Marketing Endeavors” (Estudo de Compensação e Trabalho: Como Organizações investem no Marketing de Conteúdo – tradução livre) pelo Custom Content Council and ContentWise, o estudo compara a alocação de recursos humanos e compensação relacionada à prática do Marketing de Conteúdo desde 2000. A criação de conteúdo realmente explodiu na última década, com funcionários em tempo integral e horas dedicadas ao conteúdo, crescendo 148% desde 2000 e aumento salarial de 214%.

Além desses, o estudo revelou outros dados bem interessantes:

  • Os empregos de tempo integral dispararam: um aumento de mais de 20% sobre o ano passado;
  • Os salários tiveram uma ligeira baixa: a remuneração média caiu para US$ 60.734 em 2012, uma queda de 3,96% em relação à 2011;
  • Editorial assume liderança: pela primeira vez, o salário médio para cargos editoriais superou os de Comunicação.

Este estudo reflete a maior tendência na indústria com as empresas mudando da publicidade tradicional para o conteúdo personalizado… Embora a impressão continua dominando, estamos animados para assistir a continuação do crescimento de outras mídias nos próximos anos.

Lori Rosen
Diretor Executivo do Conselho de Marketing Personalizado

Para ver a reportagem oficial e outros detalhes da pesquisa, acesse o site da Custom Content Council.