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Consultoria de Marketing

Como se tornar uma referência em sua área

Ser um especialista e ser visto como tal podem ser coisas bem diferentes.

Ter o apoio de uma marca corporativa grande e já consolidada para vender uma imagem de especialista, adicionado à cartões de visita e um currículo cheio de qualificações – e até experiências – não são suficientes. Porque as pessoas já ouviram essa história antes, de outra empresa, de outro profissional.

O que as pessoas desejam mesmo é algo que vem sendo repetido exaustivamente nesses tempos de internet marketing: é preciso resolver o problema de forma efetiva. As pessoas estão cansadas de ouvir supostos especialistas da área e descobrir super gurus a cada dia, mas o que elas querem mesmo é uma solução para si mesmas.

Você se torna um especialista quando é capaz de resolver um problema de sua área.

 

Como se estabelecer como especialista para começar a ganhar mais negócios?

As pessoas querem saber do que você está falando e se você realmente pode ajuda-los. Nesse caso, o Marketing por Conteúdo torna-se um ótimo aliado, para construção de uma identidade e relacionamentos.

Profissionais são julgados por suas ações. E para mostrar-se especialista em algo e oferecer algo às pessoas, a produção de conteúdo (e curadoria também) é uma das melhores formas de comunicação com clientes e potenciais clientes.

Além de se mostrar perito no assunto, o profissional/empresa deve estar visível para seu público, ou seja, ser facilmente encontrado.

Outra característica de nossos tempos: as pessoas querem saber quem é o rosto por trás da marca, site e dos relatórios. Por isso uma abordagem mais pessoal – e autêntica – no sentido de criar identificação, é muito válida.

Com a oferta de informações atual, o profissional lida com um público que tem acesso aos mesmos livros e mesmas informações, então qual será o seu diferencial?

A única exigência nesse caso é mostrar mais do que já se sabe.

Esse público bem informado e afogado em informações desconexas quer ver exemplos e evidências de seu trabalho, a prova de que você não é mais um guru autointitulado e faz mais do que ler os mesmos livros que eles.

Aqui está uma lista de três itens que você pode fazer para ser visto como um especialista, retirados do e-book para Kindle “Como se tornar um expert em 7 passos simples: construir um negócio em torno do que você já conhece e ser muito bem pago para isso”, de Griselda Togobo. Segundo ela, a publicação de um livro, mesmo auto publicado e em versão digital, impressionava as pessoas e a colocou no caminho para a publicação de mais livros.

Passo 1. Criar conteúdo

Criar e distribuir conteúdo é uma das formas de se tornar conhecido por suas obras. E hoje em dia está mais fácil do que nunca produzir conteúdos, em formato de texto, áudio e vídeos, tudo contribui para estabelecer você como um especialista.

E ser visto como um especialista significa que você pode ser considerado um dos melhores, se não o melhor, do seu setor. Portanto seus clientes ficarão felizes em pagar um prêmio por seus serviços, porque todo mundo quer trabalhar com os melhores.

Passo 2. Aproveite o trabalho que os outros já fizeram

Compartilhe esse conteúdo com as pessoas que ele pode ajudar. Você não precisa reinventar a roda e pode aproveitar o conteúdo disponível. Para a maioria das pessoas, a disponibilidade de informações está se tornando parte de seus problemas, ao invés de solução. Isso porque está ficando difícil encontrar uma fonte confiável de dados e informações, sem ser oprimido pela impressionante quantidade de conteúdo. Você pode se tornar essa fonte para seus clientes. E essa segunda parte, de compartilhar conteúdos, tira a responsabilidade de criar todo o conteúdo próprio.

Passo 3. Se torne visível

É preciso ser encontrado quando as pessoas procurarem por você e isso é muito mais fácil nos dias de hoje. É sobre como atender melhor os seus clientes. Quantas vezes você já conheceu um especialista, mas quando precisou urgentemente de seus serviços, não o encontrou mais?

Ele não se preocupou em ser encontrado facilmente ou conectar-se com as pessoas. Há muitas redes e ao invés de espalhar-se por todas você pode escolher focar em uma ou duas e construir sua imagem lá, em lugares em que as pessoas possam encontra-lo quando precisarem de seus serviços.

Aparecer na internet e com bom conteúdo e com diferencial funciona para todos. Pense em um exemplo simples, como contratar um profissional para um serviço. Você não tem indicações pessoais e faz uma busca na internet. Encontra dois sites: um deles com detalhes da experiência e qualificação do profissional e outro com várias informações úteis e bem escritas, com dicas que você poderia tentar para melhorar seus processos. Qual deles você escolheria?

E qual a melhor maneira de se tornar perito em sua área?

Inspirado em Valuable Content