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O Instagram é a rede do momento para as marcas

Para quem já investe em Facebook e Twitter, Instagram é uma novidade que não parecia tão promissora. Mas os números mostram que a rede cresce em número de usuários, engajamento e cada vez mais importância como rede social de fotos.

Lançado em outubro de 2010, em menos de dois anos o Instagram atingiu a casa de 90 milhões de usuários. E atualmente, conta com mais de 100 milhões de usuários ativos.

A rede social é composta basicamente por fotos publicadas por usuários, com legendas e o uso de filtros automáticos nas fotos, que agradam principalmente o público jovem. Uma rede desenvolvida para ser mobile, o Instagram é simples e por isso viciante, possibilitando o usuário postar uma foto de qualquer lugar – de um prato no restaurante, por exemplo. E indicar o local, ou seja, indicar o restaurante.

A rede é preferida por marcas que trabalham com produtos e serviços para alto padrão. Atualmente, a plataforma também passou a permitir a divulgação de vídeos.

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O Instagram é bom para marcas que tenham produtos fotogênicos (comidas, roupas, produtos de decoração, lojas em geral, uma variação muito grande de produtos), serviços que podem ser visualizados (como salões de beleza, decoração, reformas, acessórios para carros, etc.) e atividades em tempo real (fitness, eventos). Enfim, é preciso usar a criatividade!

O Instagram se tornou a melhor plataforma para quem quer atingir fãs com mais de 25 anos. O engajamento pode ser superior até ao Facebook, chegando de 2 a 10% por post. Isso não significa que devemos parar de investir em Facebook para investir no Instagram, mas que cada rede tem seu valor e dependendo do público-alvo, Instagram pode ser uma boa estratégia.

A SumAll, uma ferramenta de métricas, monitorou mais de 100 mil empresas em redes sociais e publicou em seu relatório o exemplo da varejista In God We Trust, que credita 2,3% de sua receita ao aplicativo. Segundo a mesma fonte, a fabricante de bicicletas Fix Circles declara que cada post no Instagram gera para eles um lucro de 100 dólares.

Existem muitas estratégias para marcas apostarem no Instagram e tudo depende do perfil da marca. Uma delas é o trabalho com celebridades, em que se associa uma marca a elas, que fazem postagens em seus próprios perfis. Porém é uma estratégia só para grandes empresas, porque custa caro. E quem quer trabalhar com marketing digital e não fazer mais do mesmo que se faz na televisão, pode inovar com um orçamento mais enxuto e não menos promissor.

Usar pessoas comuns, contar histórias e publicar lindas imagens atrai pessoas no Instagram, porque se insere em seu cotidiano, é rápido, agrada os olhos e é fácil de curtir.

Nike e Starbucks são exemplos clássicos de sucesso, assim como a Nasa. Com fotos bonitas e imagens de seus produtos (no caso da Nasa, de operações espaciais) as empresas mostraram que as pessoas estão dispostas e interagir e curtir o conteúdo que agrada.