Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Por que sua empresa pode estar perdendo tempo

Com o crescente domínio da internet como fonte de informações para o público, junto com as mídias sociais e melhora da qualidade do sinal, conteúdo digital tornou-se fundamental.

Antes de adquirir qualquer coisa, o consumidor senta para pesquisar na internet. Lê resenhas, sites, blogs, pede opiniões nas redes sociais. Nesse cenário, tornou-se pouco importante saber de onde vem a informação, desde que ela seja confiável. Isso significa que as fronteiras entre marcas e seu marketing estão cada vez menores. Assim, empresas são capazes de ter blogs, perfis sociais, sites, programas e até eventos próprios da mesma forma que uma empresa de mídia.

 Ainda analisando a situação, é possível fazer algumas constatações:

– Há um excesso de informação, e mídia no mercado. Nossas cabeças estão constantemente imersas em muito conteúdo, recebendo a todo o momento estímulos de diferentes canais, seja de publicidade, entretenimento ou informação.

 – Diante de tanto excesso, não se presta atenção de verdade a nada. Isso quer dizer que muitos dos estímulos são simplesmente ignorados por nossos cérebros que não podem processar seletivamente tudo o que nos é transmitido. Quando estamos diante de muitas opções de consumo, a tendência é ficar confuso e não optar por nenhuma. Por isso a curadoria ganha importância.

 – Os consumidores continuam consultando as pessoas próximas para fazerem compras. A diferença é que agora se consulta muito mais gente, com uma velocidade maior, através das redes sociais.

Resumindo, está aí um mercado muito propício para que marcas tomem a frente da produção de conteúdo e relacionem antigas táticas de venda com novas formas de conquistar o consumidor. Se a sua marca está por fora dessa estratégia, está perdendo tempo.

 É uma ótima oportunidade para investir em conteúdo sério e construção de relacionamento com o cliente através da internet. Marketing através de conteúdo é uma estratégia que pode ser adotada por qualquer empresa, em qualquer canal de mídia e pode ser medida com precisão através dos indicadores de crescimento e engajamento. Na internet tudo é mensurável, é possível medir o tráfego, conversão e comportamento do usuário advindo tanto de campanhas (links patrocinados), como através do tráfego orgânico (mídias sociais, SEO).

As empresas podem contratar uma agência especializada que vai identificar hypes e memes de internet e aproveitar a onda de popularidade para agregar valor ao seu perfil. Assim não precisam se preocupar em executar o serviço e ainda sai mais barato do que contratar uma pessoa exclusivamente para isso.

Conteúdo é mais do que apenas alguns textos e fotos, ou SEO, mas é uma estratégia de marketing pensada para fazer decolar o seu negócio, através de imagem positiva, credibilidade, identidade e relacionamento.

Fazer conteúdo, ou marketing de conteúdo, não é simplesmente produzir textos. Marketing de Conteúdo engloba uma análise geral do negócio e dos objetivos que se pretende conquistar, para então fazer um planejamento com base na necessidade, orçamento e público da marca. Somente com esses dados em mãos parte-se para a produção de conteúdo condicionado aos objetivos.

 O conteúdo está se tornando a nova publicidade. E a tendência é ganhe cada vez mais importância, principalmente com a mudança de comportamento do consumidor diante das possibilidades digitais, mas também por conta das mudanças do Google, mais recentemente com o Google Hummingbird.