Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Por que sua empresa precisa de um especialista em mídias sociais

Todas as empresas já se conscientizaram da importância de manter perfis em mídias sociais para uma estratégia na internet e para se manter em contato com seus consumidores. A maioria delas já possui fanpage e perfis, muitas vezes com fotos e conteúdos, mas grande parte não tem um profissional especialista no assunto para o desenvolvimento do conteúdo.

Muitas empresas ainda apostam em um freelancer em tempo parcial, talvez um estagiário e até mesmo um profissional de outra área que gosta do assunto e começa a postar.

Mas se a empresa deseja realmente expandir mercados e fidelizar clientes com suas ações no mundo digital, é melhor repensar o orçamento desse setor.

Mídias sociais tem o grande mito de serem gratuitas. Ou baratas demais. Isso não é real porque o trabalho com mídias sociais custa dinheiro sim. E principalmente tempo.

Anúncios impressos e mídias tradicionais podem custar mais caro, mas mídia online também demanda links patrocinados e principalmente, produção de conteúdo de qualidade, que custa. Custa tempo, pelo menos um profissional ou agência especializados, para um acompanhamento contínuo e responsabilidade sobre como está sendo construída a identidade da empresa na internet.

O profissional que toma conta dos canais diretos com o consumidor não pode ser qualquer pessoa que gosta de internet e “passa o dia inteiro no Facebook”. Um bom ‘social media’ passou por um processo de estudo e aprendizagem sobre posicionamento de mercado, tem postura profissional, criatividade para buscar conteúdos, jogo de cintura, rapidez para situações de risco, entre outras habilidades.

É necessário traçar personas – identidade possível de um consumidor do público-alvo na rede –, planejar ações de marketing, saber o que promover, estabelecer uma linguagem, dar boas respostas, etc. É um profissional que precisa de capacitação adequada como em qualquer área estratégica da empresa.

Isso porque esse profissional é o responsável pela imagem da empresa nesses canais e portanto, pelo relacionamento entre empresa e clientes. Quem cuida desse espaço precisa ser capaz de fornecer relatórios com mensurações e resultados, importantes para definir novas estratégias e até abrir novos mercados para a empresa, além do papel de lidar com soluções para o consumidor.

O ‘social mídia’ deve adequar a linguagem ao canal e ao público e à proposta da marca. Se acontecer algum erro – mesmo que não seja do mesmo canal, como uma propaganda mal aceita, recall de produtos, crises – o profissional deve estar preparado para posicionar a marca através das respostas, reconhecendo o problema e apresentando soluções de atendimento, e até pedidos públicos de desculpas.