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SEO Copywriting vs Criação de Conteúdo

Criar conteúdos que convertam é um grande desafio dentro das estratégias de marketing digital na atualidade, principalmente por conta da concorrência elevada. Mas a solução para esse desafio está no SEO Copywriting.

As estratégias de copywriting tradicionais focam em um conteúdo persuasivo e cheio de gatilhos mentais cujo objetivo é fazer com que o leitor execute uma ação específica no final da leitura, e esquecem de tornar esse conteúdo “encontrável” pelo público e pelos mecanismos de busca.

Uma estratégia de inbound marketing que utiliza as técnicas de SEO Copywriting no processo de criação de conteúdo permite que mecanismos de busca e público encontrem o conteúdo, e que o público seja atraído e conduzido a uma ação ao final da leitura.

Nesse artigo você vai entender melhor o que é SEO Copywriting, a importância de aplicá-lo no processo de criação de conteúdo e quais são os benefícios que essa técnica pode proporcionar para a marca.

SEO Copywriting

Antes de definir SEO Copywriting, vamos definir o que é copywriting para não haver confusão.

Copywriting é um processo de produção de textos persuasivos recheados de gatilhos mentais, cujo objetivo é atrair o público e vender algo para ele. Essa técnica é muito usada em estratégias de tráfego pago, em que o conteúdo vai até o público.

SEO Copywriting não é apenas sobre palavras, mas como a combinação delas com os variados recursos gráficos podem incrementar o conteúdo a ponto de torná-lo irresistível ao mesmo tempo que podem ser compreendidos e indexados pelos motores de busca e encontrados pelo público.

O objetivo do SEO copywriting é dar o equilíbrio perfeito entre o conteúdo que engaja os usuários e o conteúdo que ranqueia bem para as palavras-chave alvo.

A aplicação das técnicas de SEO Copywriting traz benefícios tanto na relação com os usuários quanto com os mecanismos de busca.

Na relação com o usuário, os principais benefícios são:

  • Público mais qualificado
  • Criação de confiança
  • Melhoria no engajamento
  • Aumento nas conversões
  •  Fortalecimento da autoridade
  • Melhor escaneabilidade

Em relação aos mecanismos de busca, temos como principais benefícios:

  • Melhor ranqueamento nas SERPs
  • Aumento nas oportunidades de tráfego qualificado
  •  Melhor legibilidade do conteúdo

Por ser um termo relativamente novo, SEO Copywriting pode ser facilmente confundido com Copywriting, mas são diferentes.

Diferenças entre SEO copywriting e copywriting

Apesar de sutis, as diferenças entre SEO Copywriting e copywriting existem. No copywriting o texto é voltado para persuadir o leitor a realizar uma ação, sem se preocupar com os mecanismos de busca e em como o leitor encontrará o conteúdo de forma orgânica, ou seja, o foco é atrair o público e gerar conversão.

Já no SEO Copywriting, o foco está em preparar o conteúdo para que ele seja encontrado pelo público e pelos mecanismos de busca de forma orgânica, sem perder a legibilidade e proporcionando engajamento e conversão.

Por serem tão semelhantes e as diferenças sutis, podemos dizer que as técnicas de copywriting são utilizadas em conteúdos que serão distribuídos com tráfego pago ou em locais que não possuem visibilidade para mecanismos de busca.

Já as técnicas de SEO Copywriting são utilizadas para distribuir conteúdo através do tráfego orgânico, de modo que esses conteúdos fiquem bem posicionados nas SERPs e estejam diretamente relacionados com as palavras-chave principais que o público-alvo utiliza nas pesquisas.

Não basta só criar o conteúdo e aplicar as técnicas, é preciso entender as diferenças entre elas para obter os melhores resultados e otimizar os processos envolvidos na criação de conteúdo.

Criação de conteúdo

O conteúdo hoje é um dos principais ativos que as empresas possuem para crescer, e ignorá-lo pode ser uma decisão que afetará a marca e os negócios a curto, médio e longo prazo.

O público está em busca de informação, não importa o canal. Quem gosta de vídeo vai para o YouTube, quem gosta de conteúdo visual e com um toque de descontração vai para o Instagram, Facebook, Pinterest e outras redes sociais.

Mas na hora de buscar a resposta para uma dúvida, a solução para um problema ou decidir pela compra de um produto, é ao Google que a maioria absoluta das pessoas recorre. E lá os conteúdos das redes sociais, exceto YouTube, não chegam a aparecer na primeira página.

E uma das formas mais eficientes de criar conteúdo para alcançar o público certo e ser encontrado pelos mecanismos de busca é através do hub de conteúdo, que nada mais é do que um canal que une aspectos de um blog comum com os conteúdos que tipicamente são criados em redes sociais.

Através do hub os conteúdos são organizados em grupos e reunidos em formatos de conteúdo rico, vídeos, infográficos, cases, tutoriais e outros formatos que sejam adequados para o público, dando mais oportunidade para o público consumir o conteúdo de forma fácil e gerando mais confiança na marca.

Criação de conteúdo e SEO

Todo conteúdo, independente de onde será publicado, possui dois objetivos: atrair a atenção do leitor e resolver um problema específico. Se o conteúdo não cumpre esses objetivos, as chances de obter resultados favoráveis diminuem bastante.

E esses dois objetivos só podem ser alcançados se a criação de conteúdo for feita a partir de uma estratégia que contemple tanto o público quanto os mecanismos de busca. Afinal, não adianta criar um conteúdo útil, mas que não pode ser encontrado primeiro pelo público e depois pelos mecanismos de busca.

Produzir conteúdo com estratégia de SEO e usando o SEO Copywriting permite que você crie conteúdo otimizado tanto para o usuário quanto para os mecanismos de busca dentro do mesmo processo, ou seja, ganha em tempo e em performance.

De nada adianta ter um conteúdo útil e incrível para o público se ele não pode ser encontrado, assim como não adianta ter um conteúdo muito bem estruturado para os mecanismos de busca, mas que não oferece nenhum benefício ou utilidade para o público.

Combinar estratégias de SEO com SEO Copywriting só trará benefícios para quem os implementa e quem os consome. Além de todos os benefícios que foram apresentados até aqui, o mais relevante de todos é o fato de o conteúdo criado com estratégia e devidamente otimizado gerar tráfego de qualidade sem a necessidade de pagar pela aquisição desse tráfego, ou seja, é tudo orgânico.

O papel da Web Estratégica é justamente esse: trabalhar na produção de conteúdo com estratégia SEO de modo que esse conteúdo gere tráfego orgânico qualificado, constante e crescente.

E dentro dessa estratégia de trabalho está a produção de conteúdo para blog, o canal que mais recebe tráfego orgânico a partir dos motores de busca e de conteúdos otimizados e alinhados com as necessidades do público.

Para que esse trabalho gere os resultados, não basta apenas construir a estratégia e criar o conteúdo. É preciso fazer uso das mais variadas técnicas para que ele seja o melhor possível.

SEO copywriting vs Criação de conteúdo

Cada um tem seu objetivo dentro da estratégia de marketing de conteúdo e é importante conhecer tanto a técnica quanto o processo para que a aplicação seja feita da melhor forma possível.

O SEO Copywriting tem como objetivo atrair os leitores e vender um produto, marca ou ideia, fazendo com que o leitor entre no funil de marketing e seja conduzido até o momento da decisão de compra. Já o objetivo da criação de conteúdo é gerar tráfego orgânico e fornecer conteúdo de valor para as buyer personas.

Eles não foram criados para competirem entre si, mas para se complementarem. Por isso é importante entender as semelhanças e as diferenças entre eles, de modo a explorar tudo o que cada um tem a oferecer.

As semelhanças entre SEO Copywriting e Criação de conteúdo

  • Escolha de palavra-chave: ambos usam palavras-chave como base para a geração de leads e tráfego, uma vez que elas influenciam tanto no rankeamento quanto na forma como o público pesquisa por informação.
  •  Conversar com a buyer persona: tanto um quanto o outro tem a buyer persona como elemento-base para sua aplicação dentro do processo e precisam se comunicar com ela de forma assertiva.
  • Jornada do cliente: ambos têm sua aplicação considerando a posição do conteúdo em relação à jornada do cliente, para que ele seja adequado tanto a nível de solução quanto a nível de rankeamento.
  •  Otimização do conteúdo: é através dessa otimização tanto de SEO quanto da estrutura do conteúdo que os resultados virão de forma mais consistente.
  • Criação de boas chamadas: ambos precisam de boas chamadas nos títulos e subtítulos para que a atenção e o interesse do público sejam despertados.
  • Convencer o leitor para alguma ação: ambos levam o leitor a realizar alguma ação, caso contrário, só geram rejeição.

Todas essas semelhanças possuem uma coisa em comum para que, juntas, gerem resultado: o público. Por isso é fundamental que seja feita a construção de personas, para apoiar o processo de criação de conteúdo e a aplicação das técnicas de SEO em textos com copywriting direcionado para a persona ideal.

As diferenças entre SEO Copywriting e Criação de conteúdo

Como já foi dito, as diferenças são poucas, mas precisam ser conhecidas para não haver confusão na hora de criar conteúdo que atenda à estratégia.

  •  SEO Copywriting é um conjunto de técnicas; criação de conteúdo é um processo.
  • SEO Copywriting foca em atrair para vender através de mecanismos de busca; criação de conteúdo foca em criar conteúdo de valor para o público.
  • SEO Copywriting não pode ser feito sem conteúdo; criação de conteúdo pode ser feita sem SEO Copywriting (só não vai gerar resultados relevantes com tráfego orgânico).

Entre semelhanças e diferenças, o fato é que usar as técnicas de SEO Copywriting na criação de conteúdo só tende a gerar benefícios, como:

  • Alcançar posições melhores nos mecanismos de busca para as palavras-chave alvo.
  • Convencer o leitor a executar uma ação.
  • Criar uma estrutura de links internos que complementem o assunto abordado no conteúdo.
  • Criar conteúdo atraente e relevante, sempre considerando a intenção de busca do público.

E assim ambos coexistem, se beneficiando e permitindo que as marcas alcancem resultados cada vez melhores.

7 Técnicas de SEO copywriting para criar conteúdos

As técnicas de copywriting para criar conteúdo não se resumem a gatilhos mentais e persuasão. Isso é só a ponta do iceberg. Elas vão muito mais fundo, influenciando tanto na forma como o conteúdo é criado quanto na sua formatação, com toques de criatividade e storytelling.

A seguir você verá os principais pontos e técnicas de SEO copywriting para criar conteúdos capazes de serem encontrados e clicados pelo público quando realizarem buscas na internet.

  1. Títulos e subtítulos devem ser como ímãs

O título é o primeiro ponto de contato da persona com o conteúdo, então ele precisa atrair a atenção de alguma forma. Prometer algo, indicar um benefício ou apresentar uma oferta são boas opções.

Além disso, ele precisa aguçar a curiosidade da persona pelo conteúdo completo, deve ser chamativo e convincente, mas nunca deve perder a simplicidade e facilidade de compreensão e leitura.

  1. Os parágrafos devem se complementar

Enquanto o título e os subtítulos direcionam a persona ao longo da leitura, os parágrafos entregam o conteúdo em si. As respostas que estão sendo procuradas. Por isso é importante que eles se complementam, que estejam conectados dando continuidade e fluidez ao texto.

Ao longo do texto é preciso prender a atenção do leitor, falar sobre o problema e apresentar a solução, tudo isso de forma natural e fácil de ser compreendida. As técnicas de storytelling aplicadas ao conteúdo ajudam muito na fluidez e conexão entre os parágrafos. 

  1. O conteúdo precisa facilitar a “passada de olho”

Em 1994, uma pesquisa da Nielsen Norman Group concluiu que 79% dos usuários da internet não leem palavra por palavra quando entram em um artigo, e é bem possível que hoje esse percentual seja maior, tendo em vista as mudanças no comportamento dos usuários de internet ao longo dos anos.

Por isso é importante que o conteúdo seja escaneável, ou seja, analisado com uma passada de olho. Isso facilita a experiência do usuário e deixa a leitura mais fluida, permitindo inclusive a leitura dinâmica.

Para que isso seja possível, o conteúdo precisa ter:

  •  Uma boa organização dos subtítulos
  • Parágrafos curtos
  • Listas e bullet points
  • Palavras-chave bem distribuídas tanto nos títulos e subtítulos quanto nos parágrafos, sem tirar a naturalidade dos textos
  1. Quanto mais fácil de entender, melhor

O conteúdo precisa ser construído com uma linguagem que facilite a compreensão, sem perder a conexão com a persona que serviu de base para sua criação. Conteúdo fácil de entender não é aquele com linguagem de criança, mas sim aquele cujo vocabulário está adequado ao público, sem excessos e exageros.

  1. Call to Action

Todo conteúdo precisa conduzir o leitor a uma ação que sempre estará ligada ao objetivo do conteúdo. Paulo Maccedo (2017, p. 61) afirmou em seu livro A arte de escrever para a web que “um artigo para web sem uma boa chamada para a ação não gera nada além de rejeição”, e quem cria conteúdo, em hipótese alguma, quer ser rejeitado, principalmente as marcas.

Por isso é importante que, ao longo do conteúdo, o leitor seja conduzido para uma ação específica no final, sem forçar a barra, de forma natural e sutil.

No final, para que haja a conversão, o CTA precisa ser claro, objetivo e ter relação direta com a mensagem transmitida ao longo do conteúdo.

Essas são apenas algumas das técnicas que devem ser utilizadas na criação de conteúdo com base em uma estratégia de SEO. Mas existem outros dois pontos importantes no processo de criação de conteúdo, que, se ignorados, podem comprometer os resultados, veja a seguir.

  1. Revisão do texto

A revisão de texto no processo de criação de conteúdo é fundamental para garantir que o conteúdo esteja tecnicamente legível, sem erros de ortografia, gramática e devidamente coeso e coerente com a proposta e o objetivo, além de estar dentro da linha editorial e fazer uso correto do tom de voz da marca.

O processo de revisão textual é fundamental para que a marca ofereça uma experiência de qualidade para o público através dos conteúdos criados e compartilhados.

  1. Experiência do usuário na página

Aqui não falamos de escaneabilidade, mas sim da experiência na página como um todo, principalmente se estiver em dispositivos móveis, onde a tela é menor e a leitura é mais cansativa para os olhos.

Por isso, além de um conteúdo otimizado para facilitar a leitura, é importante que o design da página (cores, elementos, tamanho e tipo da fonte etc) possibilite uma experiência de qualidade para o usuário.

E em tempos de conteúdo na palma da mão, é importante pensar no conceito mobile friendly, para que o consumo do conteúdo não fique restrito apenas aos computadores tradicionais, e principalmente porque os mecanismos de busca estão levando em consideração, na hora de definir o ranqueamento, páginas que entregam uma experiência de qualidade em dispositivos móveis.

Técnicas, estratégias e um bom planejamento fazem com que a combinação de SEO Copywriting e criação de conteúdo gere resultados consistentes. E para que esses resultados sejam cada vez melhores, é importante conhecer as diferenças entre SEO Copywriting e criação de conteúdo para explorar o que há de melhor em cada um.

SEO copywriting e Criação de conteúdo: não é um contra o outro, mas um com o outro

SEO Copywriting e criação de conteúdo se complementam, fortalecem um ao outro e proporcionam resultados melhores a quem o aplica em sua estratégia de conteúdo.

Eles não devem ser colocados em lados opostos na balança na hora de decidir onde investir tempo e dinheiro, mas sim do mesmo lado, para que o investimento seja otimizado e os resultados alavancados.

Agora que você já conhece as semelhanças e diferenças entre SEO Copywriting e criação de conteúdo, é hora de colocar em prática o que aprendeu neste artigo e começar a ver a melhora nos resultados.

Se você ainda não se sente seguro para aplicar o que foi apresentado neste artigo em seus conteúdos, nossa imersão em SEO e produção de conteúdo vai te ajudar tanto na tomada de decisões quanto nas estratégias de conteúdo e SEO.

Mas se você está em busca de uma equipe preparada para cuidar do marketing de conteúdo da sua empresa, nós da Web Estratégica estamos à disposição, com um time altamente qualificado, com experiência internacional e pronto para gerar os melhores resultados. E o melhor de tudo: sua empresa não precisa ter equipe de conteúdo para trabalhar junto conosco, nós cuidamos de todas as etapas do processo.

Invista em uma estratégia com garantia de resultado a longo prazo, que potencializa a jornada de consideração dos usuários e gera relevância, engajamento e público qualificado – tudo de forma orgânica.

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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