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1 º lugar no Google Obtém 33% do tráfego de pesquisa (Estudo de Caso)

Novas descobertas da Chitika publicidade online confirmam que estar no topo é a melhor maneira de obter mais tráfego. De acordo com o estudo, os resultados que aparecem no topo da lista da busca orgânica do Google, recebe 33% do tráfego, já os que aparecem da segunda posição em diante, recebem cerca de 18% e a partir daí o tráfego só tende a cair:

Porcentagem do Tráfego pelo resultado das posições do Google

Porcentagem do Tráfego pelo resultado das posições do Google. Dados fornecidos pela Chitika Insights em Junho 2013.Esses dados representam o tráfego de pesquisas feitas no Google somente nos EUA e Canadá.

Para os 10 primeiros resultados no Google, Chitika encontrou:

Resultado por Posição no Google / Média de Tráfego

Resultado por Posição no Google / Média de Tráfego

Um estudo similar realizado pela Chitika em 2010 mostrou efeitos semelhantes aos de 2013, e sugere que os resultados validam a importância do SEO para as empresas com presença online.

“Além de ressaltar a importância da primeira posição nos resultados das pesquisa do Google, esses números mostram quão grande é a vantagem dos sites que estão em primeiro em relação aos concorrentes abaixo deles. A importância do SEO para negócios online é aparentemente quantificada pelas últimas estatísticas apontadas, que a julgar pela similaridade apresentada nos estudos de 2010, provavelmente não apresentará mudanças significativas em um futuro próximo.”

Para muitos, não é surpresa a queda significativa de tráfego entre a primeira página e a segunda, segundo mostra a pesquisa. Os resultados da primeira página recebeu 92% de todo o tráfego médio das pesquisas, já a segunda página sofre uma queda de 95% do tráfego.

Porcentagem do tráfego do Google - Resultados por página

Porcentagem do tráfego do Google – Resultados por página. Dados fornecidos pela Chitika Insights em Junho 2013. Esses dados representam o tráfego de pesquisas feitas no Google somente nos EUA e Canadá.

Chitika relata que se você está nas primeiras posições, seja da página 1, você recebe consistentemente mais tráfego que os outros resultados abaixo na pesquisa. Nas páginas 2,3 e 4 o tráfego diminuiu 27%, 11,3% e 5,4% respectivamente, da primeira para a segunda posição.

Para realizar tal estudo Chitika analisou dezenas de milhões de impressões de anúncios online onde o usuário era encaminhado para a página através de uma pesquisa do Google. A empresa ainda afirma que a partir de uma URL de referência, o estudo foi capaz de extrair a posição que a página estava na pesquisa realizada anteriormente.

Interpretação de Posicionamento e dados de tráfego
Os rankings usados como indicadores do sucesso de uma campanha de SEO são tão importantes quanto o tráfego que eles trazem. Fato é que esse posicionamento (ranking) muda de um usuário para outro, porém, os dados mostram que as primeiras posições estão sempre ganhando.
A Compete.com lançou um estudo no ano passado mostrando que 53% dos cliques das pesquisas orgânicas vão para o primeiro link.

Distribuição por padrão de listagem e distribuição de cliques

Distribuição por padrão de listagem e distribuição de cliques.

Um estudo de 2011 realizado pela Slingshot SEO, mostrou que a primeira posição Orgânica do Google recebeu 18.2% dos cliques, a segunda recebeu 10.05% e a terceira 7.22%.

Taxa de Conversão / posição Orgânica na SERP - Estudo conduzido por Slingshot SEO

Taxa de Conversão / Posição Orgânica na SERP. Estudo conduzido por Slingshot SEO.

Entender o que a primeira posição significa para a sua campanha de SEO em termos de tráfego e conversão é a chave para aumentar o valor desse posicionamento. Assim, estudos como esse podem ser importantes para educar os interessados em fazer negócios online, por isso, use os dados a seu favor.

Trabalhe para entender a metodologia desses tipos de estudos, e use suas próprias experiências e insigths para extrair como esses dados podem reforçar o trabalho que você vem fazendo como profissional do marketing.

Este texto foi traduzido do post original: http://searchenginewatch.com/article/2276184/No.-1-Position-in-Google-Gets-33-of-Search-Traffic-Study