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Como o Google pode afetar seu negócio

No mês de agosto o Google ficou fora do ar durante cinco minutos – junto com todos os seus serviços também, como Gmail, You Tube, Google Drive, etc – e as estimativas são de que a empresa tenha perdido meio milhão de dólares, considerando a receita quadrimestral da empresa de 14,1 bilhões em 2013, ou, 108 mil dólares por minuto.

 Mas quem perdeu não foi só o Google. Toda a web é dependente da empresa, através do buscador ou dos outros serviços. Segundo o GoSquared, durante o tempo em que o site ficou fora do ar houve uma queda no tráfego mundial de 40%, quando provavelmente muitos sites não foram encontrados por usuários. O tráfego voltou a subir com a volta do site.

 Todos os serviços do Google correspondem a pelo menos 25% de todo o tráfego online dos EUA, mais do que as audiências de Netflix, Facebook e Instagram unidas. Estudos mostram que a cada 24 horas, 60% de todos os aparelhos com conexão acessam o Google pelo menos uma vez.

 Todos esses dados mostram o quanto toda a web – usuários e por consequência empresas – estão dependentes do buscador.

Mas o que a sua empresa tem a ver com isso?

 Sua marca precisa estar no Google para estar em evidência.

Como não ficar para trás?

Para saber essa resposta, é importante considerar as mudanças recentes no algoritmo do buscador, com o Google Panda, Google Pinguim e mais recentemente, com o Google Hummingbird.

 O Google vem fazendo alterações há um bom tempo no sentido de privilegiar o usuário, com fácil navegação e textos de qualidade, sem erros gramaticais ou palavras-chave repetidas em excesso. Palavras-chave, aliás, perderam importância com as mudanças 100% not provided.

 Os resultados, a partir de agora, mostrarão sites com conteúdos mais recentes, de sites mais confiáveis (com mais links conseguidos através de link earning), com conteúdo original e que responda o que o usuário estiver procurando. Ou seja, o conteúdo ganha cada vez mais importância.

 Nesse contexto de mudanças e com o gigante de buscas cada vez mais importante para os negócios no mundo digital – e como um todo também – vale a pena reavaliar a estratégia da marca para saber se está indo no caminho certo para ter destaque online.