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Link Earning: a nova fase do Link Building

O conceito de link building como começou vem mudando, junto com as mudanças promovidas pelo Google, como Panda e Pinguim. Estratégias automatizadas, compra de links e práticas obscuras tem sido combatidas pelo Google e as novas atualizações prometidas devem eliminar ainda mais práticas que não visam dar vantagens para o usuário.

Com isso, os links contextuais ganharam mais importância e a tendência é ganharem ainda mais relevância. O Google se especializou em punir sites que não oferecem o melhor para seus usuários em termos de conteúdo relevante e nesse processo os links obtidos de uma forma mais natural, dentro de contextos bem estabelecidos, devem ganhar mais relevância, enquanto patrocínios e banners perderão.

A lógica de um bom link é, portanto, aquele que oferece valor ao usuário, que entrega algo de seu interesse direto, relacionado na busca. Isso significa que links sem contexto, em diretórios de links e com práticas sem nenhum contexto de conteúdo não serão lidos pelo Google. Essa constatação muda o trabalho de SEO e é preciso que mercado e profissionais estejam preparados para essa nova realidade para poderem continuar posicionando-se.  

Links em sites relevantes e bem contextualizados provam aos algoritmos do Google que seu site é confiável, por isso criação de informação relevante, útil e compartilhável se tornou a melhor saída para conquista de links e melhores posições em rankings de busca. Analistas como Ana Moseva e Rand Fishki afirmam que mesmo um pequeno número de links de qualidade funcionarão.

Bem vindos a era do Link Earning

É hora de estimular a produção de conteúdo, participar de comunidades, redes sociais e partilhas com parceiros estratégicos para construir Link Earning, ou seja, ganhar links. Essas práticas, aliadas a estratégias de Marketing de Conteúdo, são as melhores tendências de crescimento do seu site e credibilidade na internet que qualquer empresa deve apostar.

Se o seu site já caiu algumas posições, é o momento de programar uma revisão de conteúdo.

Conteúdo de alta qualidade ganha links. Por isso, investimentos em boas imagens também compensam, não há nenhuma dúvida de que conteúdos com boas imagens agradam muito mais e são muito mais compartilhados.

Nas redes sociais, conteúdo compartilhado é muito melhor do que conteúdo curtido. Por isso, em blogs ou sites, use sempre o botão de compartilhamento.

Para além da produção de conteúdo de qualidade, uma boa estratégia de distribuição e mensuração de resultados é fundamental para atingir o objetivo.