Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Qual a função do SEO?

Genericamente, SEO é a preparação de um site para ser encontrado pelos mecanismos de busca.

Além de inserir o site de uma empresa na primeira de busca do Google (e outros buscadores), o objetivo é trazer tráfego qualificado para o site, ou seja, clientes potenciais que realmente comprarão seu produto ou serviço.

O primeiro lugar das buscas é um prêmio para um bom trabalho de SEO e geração de conteúdo.  A essência do trabalho é conseguir mais visitantes do target para o site, aumentando as chances de vendas.

O investimento em SEO é a longo prazo, para conquista de um resultado efetivo e duradouro. Com a otimização, o site aparecerá bem nas pesquisas, gerando credibilidade perante os clientes.

Um conteúdo de qualidade recebe atenção, que gera leads e conversão em vendas.

Na internet funciona assim: se você não está, não existe. Se um cliente procura saber mais sobre o seu produto ou serviço, é melhor ter o site rankeado no Google e ser encontrado. E claro, o cliente precisa encontrar as informações no seu site.

Através de técnicas como pesquisa de palavras-chave, otimização interna do site, link building e análise de métricas, o SEO é capaz de colocar seu site entre os melhores, claro, com a convergência de dois fatores:

– um trabalho a longo prazo e bem realizado;

– um conteúdo verdadeiramente bom para os clientes.

Qual a importância de ser encontrado pelos buscadores?

Somente o Google é responsável por 95% das buscas realizadas na Internet, de acordo com estudo divulgado pela consultoria Serasa Experian Hitwise. Outro levantamento realizado nos Estados Unidos pela Deepfield revelou que o Google é responsável por 25% de todo o tráfego da internet, ou seja, um quarto de todo o tráfego do mundo virtual passou por produtos/sites da empresa Google. Não é possível sobreviver na internet subestimando esse gigante.

O mais importante do tráfego levado ao seu site é que sejam visitantes qualificados, ou seja, pessoas que estão realmente interessadas em seus produtos, clientes potenciais e não pessoas que caíram no site por acaso e não se tornarão clientes.

O site aparece no momento em que o cliente está procurando pelo seu produto, e por isso o tráfego acaba sendo mais qualificado, pois o cliente já está na intenção de compra.

O conteúdo ganhou importância no trabalho de SEO principalmente por dois motivos:

– Os algoritmos do Google buscam por conteúdos relevantes. Então para ser encontrado, o seu conteúdo precisa estar atualizado, ser original, não repetir demais palavras-chave, não ter erros de português, entre outros fatores que fazem com que o conteúdo seja visto como bom pelos motores de busca.

– O cliente quando entra em seu site quer informação, ou seja, conteúdo. Qual o melhor lugar para resolver dúvidas sobre como usar o seu produto, com o que pode ser combinado, em que situações é melhor usar. O melhor lugar precisa ser o seu site e não outro espaço na rede. O cliente encontra o seu site e não um site de reclamações ou um blog.