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Marketing digital em 2022 segundo os maiores CMOs do mundo

Para se atualizar, leia este conteúdo e saiba quais são as apostas que os maiores e mais experientes CMOs (Chief Marketing Officer) do mundo acreditam que vão aumentar em 2022, de acordo com o levantamento da Gartner, disponível no e-book Digital Marketing Survey

As sugestões que traremos irão te ajudar a diferenciar aquisição e retenção, a identificar os melhores canais de tráfego para sustentar estratégias digitais, a aplicar SEO na construção de tráfego orgânico e aquisição de clientes, e a encontrar oportunidades de usar Inteligência Artificial (IA) no Marketing.

Além de tudo isso, em novembro de 2021 aconteceu o evento Web Summit, onde foram discutidas, exatamente, as tendências e apostas para o marketing digital no ano seguinte. Então, também iremos trazer alguns pontos que foram apresentados nesse evento.

E aí, está pronto para descobrir quais são as estratégias que irão brilhar os olhos do mercado em 2022? Acompanhe a leitura e saiba quais são!

Marketing com objetivos claros em 2022

Antes de passarmos para os tópicos de estratégias, sabemos que o marketing digital não acontece e não se direciona muito bem sem objetivos claros e definidos, por isso, trouxemos, aqui, um pouco de quais serão esses em 2022.

Melhorar a qualidade dos leads

Não basta só trazer leads e mais leads se eles não tiverem qualidade, certo? Se isso estiver acontecendo, você só está fazendo a captação de possíveis compradores sem olhar para a qualidade, e com isso, possivelmente, está jogando vários recursos fora, como dinheiro e tempo. 

Para que isso não aconteça mais, é necessário focar em adquirir leads que realmente tenham fit com sua marca, produtos ou serviço, pois, assim, você saberá que essa pessoa é qualificada para a conversão.

Vender mais vezes para os leads

Como falamos acima, trazendo e focando em leads mais qualificados para o seu negócio, você direciona seus esforços em pessoas que realmente querem conhecer e comprar o que sua empresa oferece.

Em paralelo a isso, é necessário investir bastante na experiência de compra, ou seja, fazer com que os seus usuários façam a melhor compra da vida, com um site bem otimizado, poucos cliques, suporte para dúvidas e muito mais. 

Logo, não esqueça a regrinha de ouro quando falamos de fidelização de clientes: o bom atendimento e experiência única é a garantia de que o usuário vai voltar e, até mesmo, indicar para pessoas próximas a ele.

Investir em Brand Awareness

Se você está há mais tempo no mercado de marketing digital, certamente já ouviu muito sobre Brand Awareness e sua importância, não é mesmo? Mas, caso o conceito ainda seja um pouco abstrato, vamos explicar ele abaixo.

Brand Awareness é uma métrica que funciona como uma pesquisa de mercado, para entender quanto e como (qual é a “fama”) uma determinada marca é reconhecida pelos consumidores. Ou seja, ela é um indicador bem importante para entendermos como é a associação das empresas aos produtos ou serviços que elas comercializam.

Quando falamos de investir em Brand ou aumentar essa métrica é em prol de conseguirmos alguns aspectos, como:

  • Que a marca ganhe notoriedade;
  • Que ela seja lembrada pelo público; 
  • Torná-la diferenciada para o mercado digital.

Além disso tudo, sabemos que a reputação de uma marca pode a comprometer, né? Tanto positivamente, quanto negativamente, então aqui também entra um trabalho de cuidar da saúde da imagem da empresa, assim como gestão de crise, se necessário.

Conquistar novos clientes

A conquista de novos clientes também é um dos principais objetivos em estratégias de marketing digital e, isso é muito importante, mesmo que os novos sejam um pouco mais caros do que aqueles que já estão no funil. Afinal, esse esforço é importante para manter sempre o ciclo funcionando e o faturamento aumentando.

Lembrando que aqui também entra a importância de oferecer uma experiência de compra digital única ao consumidor, a fim de que ele retorne ou indique para outras pessoas que se interessam por esse determinado produto ou serviço.

Aumentar o número de contatos nomeados

Para terminar os objetivos, trouxemos o de aumentar o número de contatos nomeados, ou seja, captação de dados de leads, com o propósito de construirmos um relacionamento com eles através de réguas de newsletters, informações que eles precisam/se interessam e muito mais.

Afinal, como consolidar a aquisição e retenção de clientes?

No tópico anterior, nós falamos sobre os principais objetivos presentes em uma estratégia de marketing e os dois mais fortes são a consolidação da aquisição e retenção dos leads. Para isso, vamos apresentar algumas ideias de ações que você pode colocar em prática para atingir esses pontos. 

O primeiro ponto é a projeção de investimento. A pesquisa que citamos no início identificou que a tendência é aumentar os investimentos para a aquisição de novos clientes. Então, vale a pena investir um pouco mais para garantir novos clientes e nutrir os mesmos, a fim de que eles tenham um relacionamento maior com a sua marca.

Além disso, a confiança e a credibilidade da marca são outros tópicos essenciais para que os clientes sejam retidos. Nesse ponto, trabalhar com tendências de mercado, como o Brand Awareness, é o ideal para que as pessoas conheçam mais sua marca e de uma forma positiva.

Se compararmos com o comportamento dos usuários e do mercado digital no ano de 2020, esses critérios, que citamos, estão bem mais latentes na decisão de compra e, inclusive, podem ter um peso maior do que os outros.

Principais ações na estratégia digital

Agora que você já tem uma visão muito mais ampla do que esperar do mercado em 2022, que tal descobrir as principais ações que você pode colocar em prática para os resultados do seu projeto decolar? Confira abaixo!

Social Marketing

Cerca de 54% dos CMOs consideram as redes sociais e a produção de conteúdo como fonte qualificadora no topo de funil — especialmente na geração de demanda e reconhecimento de marca —, por isso, investir em Social Media e, assim, ter nas redes sociais o que seus leads esperam ver vai facilitar a entrada deles no funil. 

Aqui, também podemos ressaltar as estratégias de Social Listening combinadas com a de Brand Awareness, a fim de checar como está a imagem da sua marca para o público, o que estão falando dela, além de solucionar possíveis crises.

Investimento em mídia 

Quando falamos em mídia, 53% dos CMOs consideram um valioso investimento em conteúdos de topo para gerar demanda e reconhecimento de marca, além de 44% em e-mail marketing, 43% em marketing de eventos e 42% em SEO.

Esse é apenas um resumo do que vemos no e-book completo, então, se quiser saber mais sobre esse tópico, vale a pena ler o material na íntegra.

SEO para tráfego orgânico e aquisição de clientes

As práticas de SEO são ricas para gerar tráfego qualificado e aumentar as oportunidades na aquisição de clientes e retenção dos mesmos, pois, com elas, temos uma melhoria da qualidade e usabilidade do site da marca, fazendo com que o usuário queira usar e navegar por ele.

Outro ponto é que quando você faz um bom trabalho de SEO, através de estratégias de palavras-chave, aumenta a possibilidade do seu site e as páginas dele, serem encontrados pelas personas e leads, já que os mesmos são otimizados para aparecer em boas posições nas SERPs dos mecanismos de busca.

Além de aparecer nas posições orgânicas e, assim, ser encontrado pelos usuários, o profissional de SEO realiza análises para que sua marca use palavras-chave coerentes à jornada do cliente de acordo com os objetivos dos dos leads mais qualificados.

Outro tópico muito bom está relacionado ao tempo de vida das estratégias SEO, que mesmo quando param de ser implementadas, o trabalho realizado até aquele momento, continua gerando resultados. Diferente da mídia paga, que sem investimento, não oferece retorno. 

Inteligência artificial para marketing

Por fim, uma prática que vem sendo discutida no universo do marketing digital e implementada há pouco tempo, é a utilização de inteligência artificial. Cerca de 84% dos entrevistados estão mais confiantes em investir nesse tipo de tecnologia para obter melhores resultados.

CMOs experientes de diferentes setores do mercado, acreditam que machine learning e IA irão favorecer experiências personalizadas e com resultados mais qualificados, ajudando a oferecer uma experiência única e exclusiva ao consumidor, aumentando as chances de que o mesmo retorne mais vezes.

E aí, gostou do artigo de hoje sobre o Marketing Digital em 2022? Então, continue por dentro de outras tendências do mercado no blog da Web Estratégica

Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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