Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Tendências

Segundo o F/Nazca, o Brasil já ultrapassou a barreira dos 81 milhões de internautas, com uma média de 48,2 horas / mês na web. Esses números só vem mostrar o quão atrativa a internet está para se investir, já que a utilização fica mais concentrada nos sites de busca e redes sociais.

Se não está na internet, não existe! Essa é a máxima para 70% da população mundial que considera a web indispensável. Seguindo essa tendência, uma empresa não pode ficar de fora do mundo virtual, pelo contrário, deve aproveitar esse apetite pela internet. Hoje, quando alguém quer comprar algo, não vai ao shopping, vai ao computador! Se o produto está disponível em um e-commerce (site de venda online), aumenta e muito as chances do produto ser adquirido.

Muitas pessoas ainda tem um certo receio em realizar essas transações, mas o cenário vem mudando, já que nunca se vendeu tanto na web. Outro ponto positivo é que, mesmo que ainda prefira comprar em uma loja física, o consumidor está pesquisando mais sobre os produtos (87%), conhecendo as opções e procurando opinião de outros consumidores (70%).

O mercado do comércio eletrônico tem apresentado crescimento vertiginoso: foram R$ 14,8 bilhões em vendas em 2010, representando um terço de todas as transações varejo/consumidor no Brasil.

O número de usuários de computador vai dobrar até 2012, chegando a 2 bilhões em todo o mundo. Só para se ter uma ideia, o Twitter,  que virou febre no Brasil em 2009, já contabiliza 200 milhões de tweets (mensagens) por dia.