Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Conheça rotina dos brasileiros online

Estudo da comScore traça rotina online dos brasileiros. A internet é a mídia mais importante para 88% dos brasileiros, na frente da televisão, jornais e revistas. 40% dos brasileiros passam pelo menos duas horas por dia conectados, contra apenas 27% que gasta o mesmo tempo em frente à televisão.

O fenômeno da dupla tela também ficou evidente na pesquisa. Quase metade de todas as pessoas conectadas no Brasil acessam o computador junto com outros dispositivos, como celular, tablet, etc. Segundo a pesquisa, portanto, planejar ações que consideram PC como internet é planejar somente para uma parte das pessoas. Como fator comparativo, nos EUA o usuário multiplataforma é de 69% e nos EUA 54%.

A investigação da relação duas telas também mostrou que 73% do público conectado usa a internet ao mesmo tempo em que assiste televisão, 56% com atividades não relacionadas aos programas que estão assistindo. No smartphone, são 48% de atividades não relacionadas.

Smartphones e tablets vem ganhando amplo destaque entre os usuários e o brasileiro tem grande tendência de crescimento mobile, apesar de haverem ainda poucas ações de marketing destinadas a esse público. Os usuários multiplataforma consomem 23% mais conteúdo do que os usuários exclusivos de PC, por isso é bom não ficar de fora dessa fatia.

Em 2013, 52% dos internautas do Brasil possuíam smartphones, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior. Cerca de 37% dos usuários de smartphones passam pelo menos 14 horas navegando ou usando aplicativos em seus aparelhos. Os que possuem tablets e ficam mais de 14 horas navegando somam 46%. O público mais jovem tem uma tendência ainda maior a gastar mais tempo navegando, usando redes sociais e aplicativos.

Homens costumam realizar mais atividades em seus dispositivos mobile do que mulheres, o mesmo para realização de compras. Falando em compras já realizadas pelos usuários, cerca de 84% já tiveram alguma experiência de compra online.

A pesquisa mostrou ainda que três em cada quatro brasileiros faz pesquisa na internet sobre os produtos que deseja comprar em lojas físicas. Esse número cresceu 9% em relação ao ano passado. Também cresceu o número de pessoas que utilizam dispositivos móveis para pesquisar na internet durante uma compra em loja física, 48% em 2013, contra 37% em 2012.

Com informações do  ProXXIma.