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Facebook inova para marcas: mudanças no alcance dos posts e na organização dos anúncios

Novidades do News Feed

Chegou uma novidade ao Feed do Facebook que pode aumentar o alcance das marcas. Foi anunciada na última semana que quando uma página marcar outra, celebridade ou empresa, em uma postagem, o conteúdo aparece nas duas páginas.

Isso já acontecia nas atualizações entre perfis, ou seja, quando as pessoas marcam amigos. Se você marca alguém em uma foto, os amigos dessa pessoa podem ver mesmo que você não esteja conectado a eles.  Mas esse recurso não estava disponível para as páginas e agora está.

O que muda na prática é que uma foto postada em duas páginas pode alcançar muito mais usuários, que não estão conectados a ela, sem a necessidade de promover. É uma forma simples de aumentar o alcance das postagens, se associar com marcas e personalidades que tenham a ver com a identidade da página e, portanto fazer uma gestão positiva, alcançando mais audiência sem precisar pagar para promover os posts.

O Facebook declarou que está trabalhando para incluir no Feed os conteúdos mais relevantes, inclusive posts que geraram mais engajamento curtidas, comentários, compartilhamentos e visualizações.

Essas são mudanças positivas depois que o algoritmo do Facebook passou a favorecer atualizações pessoais e diminuir drasticamente o alcance orgânico (sem patrocínio) das páginas. Mas como a rede social vende audiência – a visibilidade para seu um bilhão de usuários no mundo – mudanças como essa são positivas para que marcas continuem investindo.

É possível usar o recurso marcando qualquer outra página e fazer associações positivas, como uma página que fala de arte e cultura marcar a página do Lego (o portal Mashable fez o teste), um hotel pode marcar a página de uma atração turística, um restaurante pode marcar um fornecedor de respeito, um banco pode marcar uma seguradora, muitas ações que favorecem parcerias entre marcas e personalidades. É mais um incentivo para parcerias positivas de conteúdo. Marcas que tenham o mesmo público alvo mas não sejam concorrentes podem aproveitar muito bem o recurso, para além de marcar celebridades que participam de suas propagandas na televisão.

E em menor escala isso vai fazer sentido, como um restaurante que têm parceira com um estacionamento e outros negócios locais que podem se tornar parceiros e oferecer um melhor serviço para seus clientes.

Esse novo recurso só funciona entre páginas, não entre páginas e perfis.

 

Novidades no Facebook Ads

O Facebook anunciou essa semana também uma inovação na plataforma de anúncios.  O Facebook declarou que começará a implementar uma nova estrutura de campanha nas interfaces de anúncio, com gerenciador de anúncios.

Os anúncios não mudaram, o que mudou foi a forma de organizar, que inegavelmente ficou mais parecida com a plataforma do Google Adwords e deve ajudar quem já investe na rede social.

A nova estrutura facilitará a medição, organização e otimização do desempenho dos anúncios através de um terceiro nível de campanha: campanha, conjuntos de anúncios e anúncio.

Isso significa que é possível escolher um objetivo de publicidade para cada campanha criada, que pode ter um ou mais conjuntos de anúncios. Além disso, o que era chamado de campanha será chamado de conjunto de anúncios, que terão cronograma e orçamento definidos de forma conjunta.

Com informações do Mashable