Link building em 2024: o que é e qual é a relevância?

18/03/2024

Alcançar boas posições no Google é um desafio constante, principalmente em um mercado cada vez mais concorrido. Mesmo com uma boa estratégia de SEO e conteúdo, seu site não vai performar bem se o Google não enxergá-lo como uma referência.

Neste post vamos falar sobre como o link building continua relevante para auxiliar nesta estratégia em 2024. Veja desde o básico do que é link building até dicas avançadas e ferramentas para integrar essa prática aos seus esforços de SEO.

O que é link building?

Link building é o processo de conquistar links de outros sites para o seu. No contexto do SEO, esses links são cruciais para melhorar a visibilidade e o rankeamento de um site nos buscadores.

Um link funciona como um sinal para os buscadores, indicando que o conteúdo do site é valioso, confiável e relevante. Existem dois tipos principais de links: dofollow e nofollow.

Os links dofollow (que são simplesmente links normais, sem atributo de nofollow) influenciam diretamente o rankeamento de um site, pois transmitem a reputação de um site para outro. Formalmente o Google chama isso de “créditos de links“. Por outro lado, os links nofollow não passam reputação, mas ainda podem ser úteis para direcionar tráfego, oferecendo uma referência onde encontrar mais informação sobre o assunto para o leitor.

Uma estratégia eficaz de link building envolve mais do que apenas obter o maior número de links possível. É importante focar na qualidade e principalmente no contexto dos links, buscando links de sites respeitáveis e relevantes para o seu mercado.

Além disso, práticas recomendadas pelo Google devem ser seguidas para evitar penalidades. Isso inclui evitar a compra de links e a participação em esquemas de troca de links, que são vistos como tentativas de manipular os rankings de busca.

Em resumo, o link building é uma técnica de SEO que ajuda a aumentar a reputação e a visibilidade de um site nos resultados do Google. Ao seguir as diretrizes do Google e focar na qualidade e relevância dos links, é possível melhorar significativamente o posicionamento de um site nos buscadores.

Oficialmente, qualquer compra ou manipulação de link vai contra os guidelines do Google, mas o mercado utiliza esta técnica há mais de 20 anos. Por isso existe a discussão entre quais práticas são mais aceitáveis (influenciando alguém a dar um link) ou não aceitáveis do ponto de vista do Google, como comprar links.

Por que links são importantes para SEO?

Links sinalizam para os buscadores que o conteúdo do site destinatário é de valor significativo, o que, por sua vez, pode elevar o ranqueamento desse site nas páginas de resultados de busca (SERPs).

Este conceito foi frequentemente descrito como valor do link, uma metáfora para a autoridade ou “força” que é passada de um site para outro através de links.

O valor de um link é um fator de ranqueamento no algoritmo do Google, pois ajuda a determinar a reputação de um site. links de sites com alta autoridade (sites que o Google considera confiáveis, informativos e relevantes) passam mais valor do que aqueles de sites menos conhecidos ou de baixa qualidade.

Digamos que, a título de exemplo didático, um link da Exame tem mais valor que um link do blog pessoal no WordPress.com.

Isso significa que não apenas a quantidade de links importa, mas também a qualidade e a relevância desses links para o seu mercado. 

A relevância temática também é um aspecto crucial. Links de sites relevantes para o seu setor ou tópico sinalizam para os buscadores que o seu conteúdo é útil para um público específico, o que pode melhorar ainda mais seu ranqueamento nas buscas.

Se um site de receitas, por exemplo, insere um link para o site de um fabricante de panelas, esse link tem mais relevância e contexto do que se um site de mecânica automotiva linkar para o site de panelas. Assim como receber um link de um site de uma universidade tem mais valor do que de um site pessoal.

A Ahrefs realizou um experimento onde links foram intencionalmente removidos de algumas páginas. Após a remoção dos links, houve uma queda no tráfego e nas classificações de palavras-chave, que se recuperaram quando os links foram reinstalados. Este resultado destaca a importância dos links, mas também reforça a necessidade de uma estratégia de SEO que não se baseie exclusivamente em link building.

O Google utiliza o conceito de valor do link como parte de seu processo de ranqueamento para entender como as páginas estão interconectadas e a qualidade dessas conexões. Sites que acumulam um alto volume de valor do link, especialmente de fontes confiáveis e relevantes, possuem maior autoridade, resultando em um melhor posicionamento nas SERPs (Search Engine Results Page, ou página de resultados de busca).

Link building é controverso na comunidade de SEO

O link building é polêmico na comunidade SEO devido à sua associação com técnicas manipulativas, como a compra de links e o uso de redes de blogs privados, que foram penalizadas por atualizações de algoritmos como o Penguin do Google lá em 2011 e os core updates de Spam Links em 2022. Já há mais de uma década que o Google tenta encontrar formas de não contabilizar links de redes de sites, PBNs (Private Blog Networks, ou redes privadas de blogs) e similares.

A contínua evolução dos algoritmos de busca e a incerteza sobre o que constitui um “link de qualidade” aumentam a polêmica, assim como o medo de penalidades por práticas inadequadas.

Além disso, há um debate sobre a eficácia do link building comparado a outras estratégias de SEO.

A diferenciação entre otimização legítima e manipulação é frequentemente discutida na comunidade de SEO. No entanto, é possível realizar ações de link building de forma ética, criando os chamados ativos linkáveis, como pesquisas, calculadores, estudos, infográficos, estatísticas e outros materiais que atraem links.

O Google diz sobre link building

A visão do Google sobre link building se baseia em princípios de qualidade e relevância. O Google reconhece os links como um dos principais sinais de rankeamento, entendendo-os como votos de confiança de outros sites. Essa é a base do estudo que gerou o algoritmo do Google desenvolvido por Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google) em abril de 1998.

Contudo, a ênfase está na qualidade dos links, não apenas na quantidade. Links de sites com reputação e relevância para o seu mercado são mais valorizados do que aqueles provenientes de sites de baixa qualidade ou não relacionados.

A chave é adotar uma abordagem orientada para o usuário (ou leitor), criando conteúdo que mereça ser compartilhado e linkado, em vez de tentar manipular os algoritmos de busca. Ao seguir essas diretrizes, os sites podem melhorar seu rankeamento de maneira sustentável e ética.

Práticas recomendadas pelo Google

Primeiramente, foque em criar conteúdo de alta qualidade que seja naturalmente linkável. Isso significa desenvolver material informativo, útil e atraente que outros sites queiram referenciar por sua própria iniciativa. Criar ativos linkáveis como pesquisas, calculadoras, estudos, infográficos, estatísticas são formas inteligentes e funcionais de atrair links. Afinal, quando alguém citar este material, existe a tendência natural de inserir um link para o material citado.

O Google valoriza links ganhos por mérito, portanto, priorize esforços para aumentar a visibilidade do seu conteúdo por meio de marketing digital e relações públicas (Digital PR). Compartilhe seus artigos, infográficos ou estudos em suas redes sociais, e considere o alcance para influenciadores e sites com autoridade em seu mercado que possam se interessar pelo seu conteúdo.

Outra recomendação importante é a diversificação das fontes de links. Links de um amplo espectro de sites confiáveis e relevantes para o seu mercado são mais valorizados do que muitos links de poucos sites. Essa diversificação demonstra ao Google a autenticidade e a autoridade do seu site ou da sua marca em seu campo de atuação.

Por fim, faça uma auditoria regular de seus links para identificar e remover quaisquer links potencialmente prejudiciais que apontem para o seu site.

Utilize as ferramentas do Google Search Console para monitorar o perfil de links do seu site e considere o uso da ferramenta de rejeição de links do Google para desassociar seu site de links de baixa qualidade.

Práticas de link building punidas pelo Google

O Google tem políticas estritas contra práticas de link building que tentam manipular os rankings dos resultados de pesquisa. Seguir essas recomendações evita penalidades que podem prejudicar seriamente a visibilidade do seu site.

Uma prática comum que o Google pune é a compra e venda de links. Se os links são adquiridos através de pagamentos ou trocas de produtos por links, isso é visto como uma tentativa de influenciar os rankings e pode resultar em ações manuais contra o seu site, quando um funcionário do Google ativamente diminui os rankings deste site.

Os esquemas de troca de links, onde dois ou mais sites concordam em linkar um para o outro para melhorar artificialmente seu perfil de links, também não é permitido dentro das políticas do Google. O Google busca por padrões que sugerem trocas sistemáticas de links e pode penalizar ambos os sites envolvidos nessas práticas.

Publicar conteúdo em sites de baixa qualidade apenas para ganhar links, conhecido como “spam de artigos” ou “fazendas de conteúdo”, é outra tática penalizada. Esses links de sites spam ou irrelevantes podem danificar a reputação do seu site aos olhos do Google.

O uso excessivo de palavras-chave ricas em texto âncora (o texto no qual o link é inserido, por exemplo: Web Estratégica) em links também é monitorado. Embora os textos âncora ajudem o Google a entender sobre o que é o link, o abuso dessa prática, especialmente com palavras-chave exatas, pode parecer não natural e manipulativo.

Por último, a participação em redes de blogs privadas (PBNs) com o único propósito de criar links também pode levar a penalidades. PBNs são grupos de sites criados especificamente para gerar links uns para os outros, uma prática que o Google considera enganosa.

O Google valoriza a autenticidade e a relevância na construção de links. Estratégias que tentam contornar esses princípios não apenas falham em sustentar resultados de longo prazo, mas também correm o risco de penalidades significativas. Manter-se dentro das diretrizes do Google e focar em ganhar links naturalmente, por meio da criação de conteúdo valioso, é sempre a melhor abordagem.

Planejando uma estratégia de link building eficaz

Planejar uma estratégia de link building eficaz pode fazer a diferença em um projeto de SEO. Este processo começa com o entendimento de que não se trata apenas de aumentar o número de links, mas de conquistar links de qualidade que realmente contribuam para o seu rankeamento e reputação online.

O primeiro passo é definir seus objetivos. Pergunte-se: o que você espera alcançar com link building? Melhor rankeamento? Mais tráfego? Reconhecimento da marca? Seus objetivos irão guiar as estratégias que você escolher.

Entender seu público-alvo é crucial. Quais sites eles visitam? Que tipo de conteúdo eles consomem? Conhecer seu público ajudará a identificar os tipos de sites dos quais você quer ganhar links.

A análise da concorrência também desempenha um papel importante. Identifique onde seus concorrentes estão obtendo links e considere estratégias para ganhar links desses ou de sites semelhantes. Ferramentas como Ahrefs ou SEMrush podem ser extremamente úteis para essa análise.

Criar conteúdo de valor para o qual as pessoas queiram linkar é o coração de uma boa estratégia de link building. Isso pode incluir posts de blog aprofundados, estudos de caso, infográficos e qualquer outro tipo de conteúdo que ofereça valor real.

A promoção do seu conteúdo é igualmente importante. Utilize suas redes sociais, newsletters e contatos de email para ampliar o alcance do seu conteúdo. Parcerias com influenciadores ou outros blogs podem ser uma maneira eficaz de conseguir que mais olhos vejam — e linkem para — o seu conteúdo.

Por fim, monitore e avalie o sucesso da sua estratégia de link building. Isso significa acompanhar o número e a qualidade dos links adquiridos, bem como o impacto no seu rankeamento e tráfego. Ajuste sua estratégia conforme necessário, com base nos dados coletados.

“Lembre-se que avaliar DA e PA (métricas usadas na plataforma Moz) não resolve nenhum problema real. Um site pode subir 5 pontos de DA e não se mover em nenhum ranking relevante no Google.

O importante é que os links ajudem a conquistar posições relevantes, caso contrário é unicamente métrica de vaidade.”

Rafael Rez, fundador da Web Estratégica

Identificação de oportunidades de link building

Comece explorando sites dentro do seu mercado ou do nicho específico em que atua que compartilham conteúdo similar ao seu. Ferramentas como Ahrefs, SEMrush e Moz podem ajudar a identificar esses sites ao analisar os links dos seus concorrentes.

Observar onde seus concorrentes são mencionados pode revelar sites que podem estar interessados no seu conteúdo também.

Buscar menções da sua marca que não incluem um link para o seu site também é uma ótima maneira de encontrar oportunidades. Entrar em contato com os autores dessas menções solicitando a adição de um link pode resultar em links fáceis e de alta qualidade.

Participar ativamente em comunidades online, como fóruns e grupos de redes sociais relacionados ao seu setor, também pode abrir portas para oportunidades de link building. Contribuir com insights valiosos e conteúdo útil nesses espaços pode não só aumentar sua visibilidade, mas também incentivar naturalmente os links.

Criar conteúdo baseado em dados, como estudos originais, pesquisas e infográficos, é outra estratégia eficaz. Esse tipo de conteúdo tem grande potencial de ser compartilhado e linkado por outros sites, especialmente se oferecer informações novas ou insights exclusivos sobre o seu setor.

Por último, não subestime o poder do networking. Construir relacionamentos com outros profissionais do seu setor pode levar a oportunidades de guest posting e colaborações que beneficiam ambos os lados com links de qualidade. Sua empresa conquista links e quem publicou um material seu também conquista.

Táticas para conquista de links

Desenvolver táticas eficazes para a aquisição de links é um componente chave de qualquer estratégia de link building bem-sucedida. Abaixo, são apresentadas algumas das abordagens mais efetivas que podem ser utilizadas para ganhar links de qualidade.

Criação de conteúdo de alta qualidade

A base para ganhar links naturalmente é criar conteúdo que seja tão informativo, envolvente e valioso que outros sites queiram linkar para ele. Isso pode incluir posts de blog detalhados, infográficos, estudos de caso e vídeos que abordam tópicos relevantes para sua audiência.

Guest posting

Escrever artigos como convidado para outros blogs em seu nicho é uma excelente maneira de ganhar links. Essa tática não apenas fornece um link valioso de volta ao seu site, mas também ajuda a estabelecer sua autoridade no assunto e a alcançar uma nova audiência.

Parcerias Digitais e PR

Estabelecer parcerias com outros sites, influenciadores e marcas pode abrir oportunidades para links. Isso inclui colaborações em conteúdo, patrocínios ou eventos online. A promoção digital e as relações públicas são fundamentais para destacar seu conteúdo e ganhar links de sites com alta reputação.

Recursos linkáveis

Desenvolver recursos úteis, como calculadoras online, guias abrangentes ou templates gratuitos, pode ser uma forma poderosa de atrair links. Os sites tendem a linkar para recursos que agregam valor aos seus leitores.

Comentários em blogs e fóruns

Participar ativamente de comunidades online, blogs e fóruns relacionados ao seu nicho pode oferecer oportunidades para adquirir links. Contudo, é essencial que essa tática seja usada com moderação e de forma genuína para evitar a percepção de spam.

Diretórios de negócios e listas

Ser listado em diretórios de negócios relevantes ou em páginas de recursos dentro do seu setor pode gerar links valiosos. Priorize diretórios de alta qualidade e evite aqueles que parecem ser listas de links sem discriminação.

Análise de links dos concorrentes

Utilizar ferramentas de SEO para analisar de onde seus concorrentes estão ganhando links pode revelar oportunidades para o seu próprio site. Busque entender por que esses sites linkaram para seus concorrentes e como você pode oferecer conteúdo de valor semelhante ou superior.

Ferramentas para estratégia de links

Utilizar as ferramentas certas pode transformar sua estratégia de link building, tornando-a mais eficiente e eficaz.

Abaixo estão algumas ferramentas indispensáveis que podem ajudar em diversas etapas do processo de construção de links. Utilizá-las de forma estratégica pode maximizar seu potencial de ganhar links de qualidade

Ahrefs

É uma das ferramentas mais abrangentes para análise de links, permitindo que você veja de onde vêm os links dos seus concorrentes, a qualidade desses links e como você pode replicar seu sucesso.

A Ahrefs também oferece recursos para pesquisa de palavras-chave e análise de conteúdo, tornando-se um instrumento para planejar e executar uma estratégia de link building.

SEMrush

Esta ferramenta é bastante conhecida por profissionais de SEO devido a suas capacidades de pesquisa de palavras-chave e análise de concorrência.

O SEMrush oferece uma visão detalhada sobre a estratégia de linking dos seus concorrentes, incluindo a autoridade dos domínios que linkam para seus sites e a distribuição do texto âncora. Isso pode fornecer ideias para a sua própria estratégia.

Moz Link Explorer

Oferece uma extensa análise de links e um poderoso sistema de pontuação de domínios (Domain Authority) e páginas (Page Authority).

Com a Moz, você pode facilmente identificar e analisar os links do seu site, bem como descobrir novas oportunidades de link building baseadas na qualidade e na relevância.

Majestic

Especializada em análise de links, a Majestic fornece uma visão sobre o perfil de links de qualquer site.

Seus recursos incluem o mapeamento de links, análise de texto âncora e identificação de links de alta qualidade, ajudando a otimizar sua estratégia de aquisição de links.

BuzzSumo

Embora conhecido por sua análise de conteúdo, o BuzzSumo também é útil para identificar influenciadores e conteúdos virais que podem gerar links. Ele permite pesquisar por conteúdo que recebeu um grande número de links, o que pode inspirar novas ideias para o seu conteúdo.

Hunter.io:

Esta ferramenta é indispensável para a fase de outreach no processo de link building. Hunter.io ajuda a encontrar endereços de e-mail associados a um determinado domínio, facilitando o contato direto com os proprietários de sites para solicitações de link ou colaborações de conteúdo.

Integrando link building com SEO e conteúdo

Integrar link building à sua estratégia de SEO e conteúdo pode agilizar e potencializar seus resultados.

Unir esforços de link building a conteúdos de qualidade e páginas bem otimizadas é uma estratégia válida para aumentar a autoridade do site para os buscadores, melhorando seu rankeamento e atraindo tráfego qualificado.

No entanto, é preciso um time qualificado para planejar e executar essa estratégia, já que um passo em falso pode render punições severas do Google e resultar em perdas de resultados.

Se você precisa de ajuda com uma estratégia de SEO e conteúdo, além de link building feito da forma correta para trazer resultados para o seu site, fale com nossos especialistas. Nossa equipe vai ajudar você a descobrir as oportunidades de ganhos, planejar e executar essa estratégia. 

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Rafael Rez
Fundador da agência de SEO & Conteúdo Web Estratégica e co-Fundador da Nova Escola de Marketing. Autor do livro de marketing: “Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI”, publicado no Brasil pela DVS Editora e em Portugal pela Editora Marcador. Possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2013.
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