Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Marketing de Conteúdo

Conteúdo: a grande força do Marketing Digital

A internet trouxe uma nova perspectiva para o marketing: a interação de igual para igual com o cliente. Enquanto ao longo do século XX as empresas se acostumaram a discursar para os consumidores, se preocupando minimamente com os canais de feedback e com o eventual impacto negativo de suas mensagens, no ambiente digital do século XXI os consumidores formam sua opinião não só pelas comunicações de marketing, ações publicitárias e propaganda, mas também pelo compartilhamento de opiniões com outras pessoas, principalmente nas redes sociais e nos sites de busca.

Quando expostas a uma comunicação corporativa, imediatamente procuram se informar mais através da internet, tomando decisões de compra mais profundas e melhor informadas. Veja o que diz o executivo Rishad Tobaccowala sobre este comportamento:

“Quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.”

Rishad Tobaccowala, Executivo principal de estratégia e inovação, VivaKi

Nesse novo contexto, a estratégia é informar os consumidores sobre assuntos relativos à área de atuação da empresa e não vender um produto simplesmente. Isso significa fornecer gratuitamente conteúdo capaz de ajudar – resolver um problema – o consumidor em uma solução que faça parte da expertise da sua empresa.

É isso mesmo: você dá alguma coisa de graça para o consumidor e constrói sua imagem como autoridade no assunto. Quando seu potencial cliente precisar, vai se lembrar de você.

Pode ser a construção e consolidação de imagem através de vários formatos, como vídeos, fotos, infográficos, textos, tweetes, e-books, e-mails, aplicativos, pesquisas, slides, etc. O segredo é descobrir o tipo de conteúdo que funciona para o público-alvo da empresa.

O consumidor digital é o foco do Marketing de Conteúdo

É uma estratégia de construção de imagem muito mais eficaz para criar identificação com as marcas.

Essa não é uma estratégia nova. É aplicada há muito tempo por grandes marcas que desejam criar um relacionamento duradouro com os seus clientes e proporcionar uma experiência de consumo muito mais forte.

A diferença é que no futuro essa vai ser a única forma de atingir um consumidor acostumado a gerenciar o próprio conteúdo, a escolher o que lê e principalmente, com milhares de opções de compra e o poder de decisão totalmente em suas mãos.

O modelo de Marketing centrado no conteúdo

A partir de uma estratégia de conteúdo planejamos todas as iniciativas de Marketing Digital, centrando as ofertas de cada empresa nas necessidades dos clientes. É um modelo de marketing pensado a partir do Marketing 3.0, que humaniza as estratégias colocando o cliente no centro das atenções do marketing, como sempre deveria ser.

O modelo de Marketing Digital centrado no conteúdo

Este Novo Marketing, que usa a informação como diferencial, é também chamado de Marketing de Conteúdo. Algumas pessoas utilizam como sinônimo o termo Branded Content, que tem um significado um pouquinho diferente.

Nem todas as empresas estão preparadas para se posicionar neste novo contexto de marketing, e acabam entrando em disputa com seus clientes, quando deveriam se aliar a eles para atingir suas metas internas e realizar sua missão.

Nós queremos auxiliar as empresas neste amadurecimento, fazendo a ponte para a transição do marketing focado em transações para o marketing focado em relacionamentos, através do conteúdo.

Junte-se a nós. Nós somos a Web Estratégica.