Web Estratégica


Consultoria de Marketing

Quando re-otimizar o conteúdo do site?

De quanto em quanto tempo é preciso pensar em re-otimizar o conteúdo de um site? Quando se deve revisar o conteúdo do site?

Confira no vídeo pelo menos estas 4 ocasiões:

– Quando você lança uma nova versão do site
– Quando faz um tempo que você não otimiza o conteúdo
– Quando as circunstâncias de mercado mudam
– No lançamento de um site novo

Transcrição do áudio:

“Olá, sou Rafael Rez de Oliveira da Web Estratégica, de quanto em quanto tempo você deveria pensar em re-otimizar o seu conteúdo e revisar as suas páginas.

Quando você lança uma nova versão do site por exemplo é uma boa hora para pensar em re-otimização. É a hora de revisar departamentos, categorias, subcategorias, tagueamentos, e tudo que pode tá influenciando em como as pessoas navegam do site antigo para o site novo. Se os seus usuários já estão acostumados a fazer um determinado caminho para chegar ao conteúdo, é interessante pensar durante a re-otimização pensar se as interferências nesse caminho não vão mudar a forma como o seu público entende o seu site.

Quando faz um tempo que você não otimiza o conteúdo, seja de uma única categoria ou de um único departamento, ou o conteúdo todo é uma boa hora para verificar a linkagem interna, tagueamento deste conteúdo, páginas relacionadas, e se existe uma nova massa de conteúdo, uma nova categoria, um novo departamento, é interessante revisar toda a linkagem interna e ver se não existem oportunidades para você exibir mais alternativas de navegação quando seu usuário termina de ler uma determinada página.

Quando as circunstâncias de mercado mudam também é interessante, a chegada de um novo concorrente, uma mudança no Google, no algorítimo, ou no ranqueamento de suas páginas, são influências externas que fazem com que você deva re-otimizar o conteúdo e verificar se não existem oportunidades de suas páginas voltarem a ranquear pra termos nos quais você tenha perdido alguma relevância, ou que um concorrente novo tenha te ultrapassado, ou que alguma mudança externa tenha afetado a maneira como os usuários estão vendo o seu site.

Outra forma de você avaliar isto é antes da re-otimização e depois se os usuários estão passando mais tempo no site, se estão cumprindo as metas de geração de compra, de leed, de preenchimento de formulários, de cadastramento de e-mails, da mesma forma como antes ou se isso melhorou. Se eventualmente isso piorou é interessante comparar a versão antiga do site com a nova e entender aonde tá essa nova dificuldade do usuário. Avaliar também se o ranking das suas páginas depois da re-otimização realmente melhorou, se você está conseguindo trazer um público mais qualificado, se isto esta gerando mais leeds, ou se essa re-otimização ainda não atingiu aqueles objetivos que foram estabelecidos.

Então são quatro momentos em que você pode sugerir em que você pode sugerir e planejar uma re-otimização do conteúdo interno, no lançamento de um site novo, na colocação de um grande bloco de conteúdo novo, na mudança de circunstâncias externas ou numa fase de teste, de mudanças na estrutura do site, em que seja interessante reavaliar como  é a linkagem interna, como é  a otimização interna de títulos, de categorias, descrições, a navegação toda tá estruturada. São momentos bons para você pensar em re-otimizar o seu conteúdo. É isso ai.”